exposição

uh513

beyond human perception, por uh513

emap perspective #1

26 Jan

a 27 Abr

gratuito

galeria um

m/6

Beyond Human Perception (2020) é uma instalação vídeo que compara as reações dos seres humanos e das plantas a um estímulo comum: a música ao vivo. Ao longo de várias sessões, mediu-se tanto a atividade cerebral dos humanos, bem como as oscilações elétricas que acontecem nas plantas, captadas com um sensor desenvolvido pelos artistas. A partir da Transformada Rápida de Fourier – algoritmo que permite transformar um sinal do seu domínio original para uma representação em frequência (ou vice-versa) – os dados de humanos e das plantas podem ser comparados entre si. Esta informação é representada graficamente graças a um algoritmo desenvolvido pelos artistas, que permite ao público visualizar os dados através de pequenas esferas que se movem dentro de um toro – a forma geométrica que reconhecemos mais habitualmente como um donut. Cada pequena esfera representa cada dado registado e a representação dos humanos e das plantas pode ser vista em simultâneo num vídeo, permitindo ao público encontrar padrões através da comparação das reações de ambos os seres vivos à música. Para além disso, um pequeno jardim, criado a partir da cenografia desenvolvida para a performance, acompanha a instalação vídeo, permitindo observar as reações da planta em tempo real.
María Castellanos e Alberto Valverde (uh513) começaram a trabalhar juntos como dupla em 2009. A sua prática centra-se nas relações entre seres humanos, seres não humanos e máquinas. Nos últimos anos têm centrado a sua investigação na exploração dos limites dos sentidos humanos e na criação de sistemas complexos, que promovam a comunicação e a compreensão entre os humanos e as plantas.

obra realizada em 2020, a partir de uma residência no kontejner, em zagrebe (croácia)

organizações parceiras ur institut, laboral centro de arte e criação industrial
músicos pablo luna, vero rubio, chiaki mawatari
voluntários fernando gonzález, anibal lópez, patricia villanueva, tamara norniella, gema ramos, karin ohlenschläger, román torre, yadhira bartolomé, lucía falcón, juan falcón, ana serna, maría gonzález, cristina de silva, natalia alonso, pablo de soto, noemi iglesias

european media art platform é um projeto cofinanciado pela união europeia

 

 

 

esta peça faz parte da exposição emap perspective #1

 

A video installation that allows the audience to visualise and compare the reactions of humans and plants to a common stimulus: live music.

apoio república portuguesa – cultura / direção-geral das artes. rtcp – rede de teatros e cineteatros portugueses

Created using Figma