exposição / programa expositivo

emma — exposição do mestrado em media arts

18 Jul

a 27 Jul

gratuito

vários locais

m/6

Desde a sua génese no ano letivo de 2021/2022, o Mestrado em Media Arts da Universidade do Minho tem mantido uma relação muito próxima com o gnration e a Braga Media Arts. Depois de duas edições na Galeria do Paço da Reitoria da Universidade do Minho, a terceira eMMA – Exposição do Mestrado em Media Arts chega pela primeira vez ao gnration, espaço que é também uma das salas de aula do curso.
Na interseção entre arte, comunicação e tecnologia, os estudantes são incentivados a explorar novas formas de expressão artística. Com um plano de estudos focado na aprendizagem laboratorial e projetual, são utilizadas ferramentas e conceitos do campo da tecnologia e da arte digital para desenvolver novas obras e projetos no domínio das Media Arts. A colaboração próxima com a Braga Media Arts e com o gnration enriquece ainda mais a experiência dos alunos, oferecendo acesso privilegiado a atividades culturais e artísticas relevantes, que complementam e inspiram o seu trabalho académico.
Nesta exposição de final de ano letivo, os estudantes – artistas emergentes – têm a oportunidade de mostrar à comunidade os projetos desenvolvidos a solo ou em coletivo. As obras exploram temas tão diversos como identidade digital e memória individual e coletiva, alterações climáticas, migração e artivismo, processos generativos de criação artística e muito mais. A exposição eMMA é assim uma oportunidade para testemunhar em primeira mão o potencial transformador da arte digital e da tecnologia na sociedade pela mão de uma nova geração de artistas.
A somar às obras expostas, a terceira edição da eMMA conta com quatro performances: quinta-feira (18 de julho), às 21:30, A máquina que nunca para, por Luís Henriques, Rafael Sousa e Sofia Faria, e Memórias das polaroids nunca tiradas, por Emanuele Inácio, Liria Varne, José Campos e Mariana Gomes, com poema de Del Candeias, abrem a inauguração da exposição. No sábado (20 de julho), às 17:30, Abyssum Invocat, por André de Barros, Andresa Salazar e Catarina Ferreiras, e Memories in motion, por Cláudia Barbosa, Isabela Philadelpho, João Sousa e Nuno Loureiro, encerram o programa performativo.

 obras
after humanity, por anita carvalho • entrada
espaço e tempo na fotografia, por clara santos • sala de formações
(a)tension, por bruno mesquita • sala de conferências
liminal landscapes, por emília simão • sala de conferências
crisálida, por margarida magalhães • sala multiusos
human glitch, por pedro gonçalves • sala de reuniões piso 2
conexões: narrativas sonoras sobre o contrabando no alto minho, por mariana ramalhosa • sala multiusos
nas suas águas brincar, por sol silveira • sala de formações

The third edition of eMMA – Exhibition of the MA in Media Arts presents the work of emerging artists in the field.

apoio república portuguesa – cultura / direção-geral das artes. rtcp – rede de teatros e cineteatros portugueses

Created using Figma