exposição
hardly working, por total refusal
Este filme é uma apropriação política dos videojogos. Hardly Working baseia-se no universo do jogo Red Dead Redemption 2, que inclui inúmeras personagens secundárias controlados por inteligência artificial que são frequentemente ignorados pelos jogadores. São personagens não-jogadores (NPC’s na sigla em inglês), que povoam o mundo digital como meros figurantes, destinados a criar uma aparência de normalidade e de vida quotidiana no mundo do jogo. Hardly Working observa quatro dessas personagens com precisão etnográfica – uma lavadeira, um trabalhador de estrebaria, um varredor de rua e um carpinteiro – considerando-os como animal laborans, um termo usado pela filósofa Hannah Arendt. Ou seja, um trabalhador cujo trabalho reforça o status quo em vez de o mudar. Atividades como varrer o chão ou cravar pregos na madeira transformam-se numa atividade inconclusiva e absurda. Os NPCs são máquinas de Sísifo, programados para ficarem presos nas rotinas da vida quotidiana sem quaisquer resultados.
Total Refusal apresenta-se como uma guerrilha media pseudo-marxista. É um coletivo de artistas, investigadores e cineastas que reciclam os recursos dos jogos de vídeo para criar narrativas políticas sob a forma de vídeos, intervenções, performances e palestras. O seu trabalho foi exibido em mais de 250 festivais de cinema e arte e exposto em vários espaços, desde a sua fundação em 2018.
peça inserida no programa index 2024 – bienal de arte e tecnologia
obra realizada em 2022 a partir de uma residência artística no werkleitz – centre for media art, em berlim (alemanha)
european media art platform é um projeto cofinanciado pela união europeia
esta peça faz parte da exposição emap perspective #2
Based on the videogame Red Dead Redemption 2, Hardy Working by Total Refusal collective observes the routines of four NPC’s – Non-Playable Characters.
apoio república portuguesa – cultura / direção-geral das artes. rtcp – rede de teatros e cineteatros portugueses