música
leah singer & lee ranaldo: contre jour
Mestre das sombras e silhuetas, Lourdes Castro é um dos nomes fundamentais da arte contemporânea do século XX. Ao longo de 91 anos de vida, a artista portuguesa concebeu uma vasta e inovadora obra, destacada pelo uso de materiais translúcidos, que brincam com a perceção da sombra e da luz, e questionam a essência dos objetos. Uma obra crucial que cativou e inspirou diversos artistas, incluindo Leah Singer e Lee Ranaldo, que a homenageiam no espetáculo Contre Jour, com a apresentação de All Lights are Shadows.
Adaptando a designação em francês para a contraluz, Contre Jour é um projeto com mais de trinta anos que junta a visão artística da fotógrafa e artista multimédia canadiana Leah Singer ao compositor, guitarrista e produtor norte-americano Lee Ranaldo, reconhecido membro fundador de Sonic Youth. Nos projetos que desenvolvem, Singer e Lee rompem com a dinâmica tradicional entre performer e audiência para examinar a maneira como a imagem e o som interagem ao vivo.
Esta performance nasceu de uma visita ao atelier de Lourdes Castro, em 2011. No horizonte anteviam uma colaboração que nunca chegou a acontecer. Utilizando uma diversa gama de guitarras acústicas, elétricas e instrumentos digitais, All Lights are Shadows cria um cenário sonoro desafiante que se relaciona com imagens originais de Lourdes Castro, projetadas em fundo. O resultado é uma experiência sonora imersiva, onde as técnicas e materiais que a histórica artista desenvolveu são reinterpretados numa viagem bucólica e reflexiva, que reflete sobre o seu impacto duradouro na vanguarda artística internacional.
parceiro apca madeira
apoio república portuguesa – cultura / direção-geral das artes. rtcp – rede de teatros e cineteatros portugueses
apoio à divulgação antena 2
Leah Singer and Lee Ranaldo present a new iteration of their audiovisual project Contre Jour, this time with a performance that honors the work of Portuguese artist Lourdes Castro.