exposição

learning from the commons, por stefan laxness

26 Jan

a 27 Abr

gratuito

galeria zero

m/6

Um pouco por toda a Europa, um número crescente de comunidades locais estão a reivindicar o direito de transformar a paisagem das zonas onde vivem para benefício da comunidade. Estes projetos surgem em resposta ao esquecimento e à marginalização, e à ameaça cada vez maior que advém das alterações climáticas. Composto por imagens, vídeos e entrevistas recolhidas em viagens, Learning from the commons (2023) funciona como um atlas ecológico que explora as relações das povoações com a paisagem. Desde a limpeza de espécies arbóreas invasoras das terras comuns até à colheita comunitária do centeio, esta obra explora o papel que estas práticas coletivas têm para a restauração das relações sociais e ecológicas. Este atlas sobrepõe estes acontecimentos ecológicos com a observação de uma ação de limpeza de eucaliptos, filmada através de um balão equipado com câmaras de deteção ambiental de código aberto. Navegando lentamente entre as árvores que caem e os corpos em movimento, o dispositivo produz uma caminhada sensorial que incorpora imagens de três intervenções paisagísticas, organizadas pelas comunidades de Montescola (Froxán, Espanha), Campo do Gerês (Serra do Gerês, Portugal) e Veredas da Estrela (Figueiró da Serra e Freixo da Serra, Portugal).
Investigador e artista, Stefan Laxness é bolseiro de doutoramento no Landscape and Urban Studies Institute (LUS), na Universidade de Zurique, onde estudas iniciativas de recuperação paisagística levadas a cabo pelas comunidades locais. Lecionou ainda na Architectural Association em Londres e foi líder de projeto na Forensic Architecture.

obra realizada em 2023, a partir de uma residência artística no laboral — centro de arte y criación industrial, em gijón (espanha)

 

LABoral logo

european media art platform é um projeto cofinanciado pela união europeia

 

 

 

esta peça faz parte da exposição emap perspective #1

 

From the clearing of invasive tree species from common lands to a communal rye harvest, Learning from the Commons explores the role of collective embodied practices in restoring social and ecological relations.

apoio república portuguesa – cultura / direção-geral das artes. rtcp – rede de teatros e cineteatros portugueses

Created using Figma