exposição

studio above and below

meditative cohabitation, por studio above&below

emap perspective #1

26 Jan

a 27 Abr

gratuito

galeria zero

m/6

Desenvolvido pelo Studio Above&Below, Meditative Cohabitation é uma experiência audiovisual que imagina a comunicação entre espécies atráves das tecnologias avançadas nas cidades do futuro. Com base em gravações bioacústicas e digitalizações 3D do biótopo de Marais Wiels, um ecossistema localizado no coração da paisagem urbana de Bruxelas, esta instalação imersiva convida o público a meditar entre sons de várias espécies e uma paisagem que vai sendo formada por vários ecrãs. Através de Game Engines, os programas utilizados para desenvolver grande parte dos jogos que jogamos, sensores áudio customizados e tecnologias de Inteligência Artificial, este projeto visa alertar para a necessidade de reconhecermos as outras espécies no nosso processo de criação de data. Meditative Cohabitation procura criar empatia pelos seres com quem partilhamos o planeta e alertar para a necessidades de as tecnologias do futuro terem mais do que as formas da vida humana.

Studio Above&Below é um estúdio de arte e tecnologia sediado em Londres, fundado pela alemã Daria Jelonek e o britânico Perry-James Sugden, depois de se formarem no Royal College of Art. Combinando arte digital, data e XR, o trabalho do duo procura estabelecer ligações invisíveis entre humanos, máquinas e o ambiente. Com projetos desenvolvidos com base na investigação, Studio Above&Below trabalha frequentemente com cientistas, tecnólogos e comunidades para ultrapassar os limites dos meios digitais e olhar para uma vida futura. Ao longo dos últimos anos, a dupla criou obras de arte inovadoras, utilizando tecnologias imersivas para tornar visível o invisível e dar ao nosso ambiente uma voz para se exprimir.

obra realizada em 2023 a partir de uma residência no imal, em bruxelas (bélgica)

 

imal

 

conceito e design
studio above&below

produção
studio above&below, imal

design de som
yau fan

european media art platform é um projeto cofinanciado pela união europeia

 

 

 

esta peça faz parte da exposição emap perspective #1

 

Meditative Cohabitation is an audio-visual experience investigating multi-species communication in future cities through the means of advanced technologies.

apoio república portuguesa – cultura / direção-geral das artes. rtcp – rede de teatros e cineteatros portugueses

Created using Figma