exposição

mosaic virus

mosaic virus, por anna ridler

emap perspective #1

26 Jan

a 27 Abr

gratuito

galeria zero + sala zero + galeria um

m/6

Traçando paralelos entre a “tulipomania” que varreu os Países Baixos e o resto da Europa na década de 1630 e a especulação que atualmente vemos à volta das criptomoedas, Mosaic Virus é uma instalação vídeo gerada por uma inteligência artificial (IA) que mostra uma tulipa a florescer. Frequentemente apontada como um dos primeiros casos registados de uma bolha especulativa, a tulipomania foi um fenómeno em que o preço dos bolbos de tulipas subiu e desceu drasticamente. No auge, chegaram a custar o mesmo que uma casa em Amesterdão, antes de caírem para o preço de uma cebola. Assim, há uma relação económica e histórica óbvia entre este fenómeno e o frenesim em torno das criptomoedas. O título desta peça pede emprestado o nome à doença que cria riscas nas pétalas das tulipas, criando uma flor lindíssima de duas ou mais cores. Causada por insetos que põem ovos nos bolbos, este estranho fenómeno faz com que uma tulipa possa produzir uma flor totalmente branca num ano, mas uma bastante riscada no seguinte. Este elemento de acaso e raridade aumentou o desejo e a procura no auge da tulipomania, o que ajudou a impulsionar a compra e venda especulativa dos bolbos.
Em Mosaic Virus é a Bitcoin que se comporta como o vírus. Uma Inteligência Artificial analisa a flutuação de preço da criptomoeda para controlar a aparência da flor. Quando o preço da criptomoeda sobe, as tulipas que são geradas têm mais riscas e quando desce as flores são criadas com uma única cor.
Anna Ridler é uma artista e investigadora que trabalha com sistemas de conhecimento e com a forma como as tecnologias são criadas para melhor compreender o mundo. Interessa-se particularmente por ideias relacionadas com o mundo natural e o seu processo criativo envolve frequentemente o trabalho com coleções de informação ou dados, particularmente conjuntos de dados, para criar narrativas novas e invulgares.

obra realizada em 2019 a partir de uma residência no impakt, em utreque (países baixos)

 

impakt

european media art platform é um projeto cofinanciado pela união europeia

 

 

 

esta peça faz parte da exposição emap perspective #1

Drawing parallels between the tulipomania from the 1630s and the current speculation around cryptocurrencies, Mosaic Virus is a video installation generated by an artificial intelligence (AI) that analyses the value fluctuations of Bitcoin.

apoio república portuguesa – cultura / direção-geral das artes. rtcp – rede de teatros e cineteatros portugueses

Created using Figma