instalação

Joana Moll

the hidden life of an amazon user, por joana moll

emap perspective #1

26 Jan

a 27 Abr

gratuito

galeria um

m/6

The Hidden Life of an Amazon User, de Joana Moll, coloca à tona o abuso e aproveitamento, muitas vezes desconhecido, que a Amazon exerce sobre os seus utilizadores. Este projeto assenta na experiência da artista quando decidiu comprar The Life, Lessons & Rules for Success: The Journey, The Teachable Moments & 10 Rules for Success Cultivated from the Life & Wisdom of Jeff Bezos. Para adquirir este livro, a maior plataforma de e-commerce do planeta obriga os clientes a passar por doze interfaces diferentes, compostas por grandes quantidades de código. Este código executa todo o tipo de operações, desde organizar os conteúdos do site, até registar a atividade do cliente. Ao todo, Moll captou 1307 pedidos que se traduzem em 8724 páginas A4 de código impresso, 87,33 MB de informação e a cerca de 30 Watt-hora de energia necessária para os carregar. Segundo as diretivas da Amazon, o seu modelo de negócio baseia-se em “ouvir constantemente os clientes para melhorar e aperfeiçoar a experiência do cliente”. Por outras palavras, o negócio da empresa do homem mais rico do mundo assenta no registo contínuo do comportamento e da atividade dos clientes, a fim de aumentar as receitas da empresa. As 8724 páginas de código que rastreiam o comportamento e a experiência do utilizador, e que são involuntariamente carregadas pelo cliente através do browser, são a prova da principal estratégia de rentabilização da Amazon e ocupam o lugar central desta peça, que incluiu ainda textos de Jara Rocha, Jussi Parikka e Christian Ulrik Andersen & Søren Bro Pold.
Artista e investigadora que se divide entre Barcelona e Berlim, o trabalho de Joana Moll explora a forma como as narrativas tecno-capitalistas afetam a alfabetização de máquinas, seres humanos e ecossistemas. Os seus principais tópicos de investigação incluem a materialidade da internet, vigilância, perfis sociais, interfaces e energia.

obra realizada em 2019 a partir de uma residência no impakt, em utreque (países baixos)

 

impakt

european media art platform é um projeto cofinanciado pela união europeia

 

 

 

esta peça faz parte da exposição emap perspective #1 

The Hidden Life of an Amazon User aims to shed light on Amazon’s often unacknowledged but aggressive exploitation of their users, which is embedded at the core of the so-called internet companies’ business strategies.

apoio república portuguesa – cultura / direção-geral das artes. rtcp – rede de teatros e cineteatros portugueses

Created using Figma