exposição / programa expositivo

unknown label, por nicolas gourault

9 Mai

a 17 Ago

gratuito

galeria um

m/6

Unknown Label revela as pessoas invisíveis que ajudam a moldar a forma como as máquinas veem o mundo. Começa tudo numa coincidência: em 2018, os fabricantes de automóveis alemães, surpreendidos pelos avanços da Google e da Tesla, investiram muito dinheiro na investigação sobre veículos autónomos. Recolheram uma quantidade imensa de imagens dos sensores dos carros, que precisavam de ser processadas. Nesse mesmo ano, a Venezuela foi atingida por uma crise económica que deixou milhares de trabalhadores no desemprego. Muitos deles recorreram a plataformas de microtrabalho online, onde se juntaram a pessoas do Quénia e das Filipinas, na tarefa de anotar imagens que chegavam aos milhares da Alemanha e dos EUA. Esta instalação explora a realidade quotidiana destes microtrabalhadores do Sul Global e investiga as assimetrias de poder e a exploração neocolonialista envolvidas no trabalho humano necessário para treinar sistemas de inteligência artificial. 
Nicolas Gourault é um artista e realizador sediado em Paris. Tem formação em artes e estudos visuais. O seu trabalho está imbuído desta dupla formação, navegando entre investigações open source online e a utilização crítica dos novos media como ferramentas documentais. Os seus filmes e instalações de vídeo exploram as relações de poder incorporadas nas tecnologias e tentam construir contranarrativas através do uso de testemunhos e da criação experimental de imagens. As obras de Gourault têm sido exibidas em espaços como o Centre Pompidou e o Ars Electronica, bem como festivais de cinema como o Cinéma du Réel, Festival dei Popoli ou IndieLisboa.  

 

peça inserida no programa index 2024 – bienal de arte e tecnologia

obra realizada em 2023 a partir de uma residência artística no werkleitz – centre for media art, em berlim (alemanha) 

european media art platform é um projeto cofinanciado pela união europeia

 

 

 

esta peça faz parte da exposição emap perspective #2

On Unknown Label, Nicolas Gourault sheds light onto the invisible people that helped machines to learn how to see the world.

apoio república portuguesa – cultura / direção-geral das artes. rtcp – rede de teatros e cineteatros portugueses

nicolas gourault tem o apoio de

Created using Figma