conversa / online

ai cultural sabotage #1 – kate crawford e vladan joler
A alegada inevitabilidade da Inteligência Artificial (IA) e as suas consequências aparentemente sombrias parecem ser aceites passivamente pela maioria das pessoas. No entanto, há uma série de teóricos, ativistas e artistas que, de forma paciente, informada e determinada, estão a desmistificar esta fatalidade, expondo os mecanismos que a alimentam, revelando paradoxos e oferecendo visões, interpretações e atitudes alternativas. AI Cultural Sabotage – que em português seria algo como Sabotagem Cultural da IA – convida estes especialistas e dissidentes para se refletir sobre este tema. Este ciclo tem curadoria de Alessandro Ludovico, investigador, artista e editor-fundador da Neural, uma revista focada em media arts, música eletrónica e hacktivism, forma de ativismo digital baseada na cultura e ética hacker.
#1 kate crawford e vladan joler
Kate Crawford e Vladan Joler são figuras de destaque na exploração da inteligência artificial, tecnologia e o seu impacto na sociedade. Professora na Universidade do Sul da Califórnia, em Los Angeles, e investigadora sénior principal da Microsoft Research, Crawford é uma académica e artista de renome. Em 2021 publicou Atlas of AI (editado em Portugal pela Relógio D’Água), reconhecido como uma leitura essencial sobre Inteligência Artificial e as suas implicações, e destacado como o livro do ano para o The Financial Times e New Scientist. A cadémico, investigador e artista, Joler combina design crítico com jornalismo de investigação e visualização de dados. Em colaboração com Crawford, coautorou Anatomy of an AI System, em 2018, uma investigação sobre os recursos necessários para construir os dispositivos de assistência virtual Amazon Echo.
ai cultural sabotage tem o apoio de
apoios república portuguesa – cultura / direção-geral das artes. rtcp – rede de teatros e cineteatros portugueses.
The alleged inevitability of AI and its consequences are passively accepted by most, but there’s a group of theorists, activists, and artists who offer alternative perspectives. AI Culture Sabotage is an online series about these people who fight to reappropriate the rules, purposes and vision of AI.