dança

contrapeso: bruno bravo

3 Abr

Quinta

21:30

3 eur

blackbox

m/6

Contrapeso é o ciclo da Arte Total que promove projetos colaborativos, relacionando coreografia com videomapping e instalação sonora. Reunindo artistas, investigadores e criadores internacionais ou com projeção internacional, este ciclo impulsiona a criação artística contemporânea, privilegiando a relação entre a arte performativa e a sustentabilidade ambiental.  

O encenador, ator e professor Bruno Bravo é o convidado desta sessão de Contrapeso. Diretor artístico e cofundador da companhia Primeiros Sintomas e do Centro de Artes de Lisboa, encenou espetáculos a partir de obras de autores clássicos como Shakespeare, Tchékhov, Strindberg, Samuel Beckett ou Oscar Wilde. Colaborou com o dramaturgo Miguel Castro Caldas, encenando vários dos seus textos. Como ator de teatro trabalhou com Jorge Silva Melo, Sandra Faleiro, Francisco Salgado, João Fiadeiro e Carlos Gomes, e em cinema com Manuel Mozos, Sandro Aguilar, Margarida Gil, José Nascimento e Miguel Gomes. 

film  

A teoria do imaterialismo de George Berkeley diz-nos que as pessoas e os objetos só existem se forem observados. Esta hipótese terá influenciado o único guião que Samuel Beckett escreveu para cinema, Film. Sem som nem palavras, esta curta-metragem estreou em Veneza em 1965. A câmara segue a figura de Buster Keaton, quase sempre de costas, enquanto se tenta esconder e escapar a tudo e a todos que possam observá-lo até chegar a uma casa em ruínas, onde tenta destruir o seu reflexo no espelho. O ambiente dramático e poético de Film serve de inspiração a esta performance. Centrado no corpo e no seu movimento, Bruno Bravo explora temas como a autoconsciência, o reflexo, a ilusão, a identidade, o som, o silêncio, a luz e a sombra. 

promovido por arte total 

criação
bruno bravo 

intérpretes
companhia de dança
arte total 

música
miguel pedro guimarães
jorge coelho
rafael machado
rui leal 

direção artística
cristina mendanha 

apoio república portuguesa – cultura / direção-geral das artes. rtcp – rede de teatros e cineteatros portugueses

Inspired by Samuel Beckett’s Film, Portuguese director, actor and professor Bruno Bravo presents a performance exploring themes of self-awareness, identity, and perception.

Created using Figma