exposição

emma – exposição do mestrado em media arts

18 Jul

a 26 Jul

gratuito

galeria zero + sala zero + outros locais

Desde a sua génese no ano letivo de 2021/2022, o Mestrado em Media Arts da Universidade do Minho tem cultivado uma forte parceria com o gnration e a Braga Media Arts. Em 2024, essa relação estreitou-se ainda mais, quando a eMMA – Exposição do Mestrado em Media Arts chegou, pela primeira vez ao gnration, um espaço que é também uma das salas de aula do curso. Este ano, a quarta edição da exposição de final de ano volta a ser apresentada no gnration, com novas obras e novos artistas.
Na interseção entre arte, comunicação e tecnologia, os estudantes são incentivados a explorar formas inovadoras para a expressão artística. Com um plano de estudos focado na aprendizagem laboratorial, prática e projetual, os artistas em formação utilizam ferramentas e conceitos da arte digital e do campo da tecnologia para desenvolver novas obras e projetos no domínio das Media Arts. A relação muito próxima com a Braga Media Arts e com o gnration enriquece ainda mais a experiência dos alunos, oferecendo acesso privilegiado a atividades culturais e artísticas relevantes, que complementam e inspiram o trabalho académico.
Nesta exposição de final de ano letivo, os estudantes – artistas emergentes – têm a oportunidade de mostrar à comunidade os projetos desenvolvidos, seja individualmente ou em colaboração. As obras apresentadas exploram temas tão diversos como identidade digital e memória individual e coletiva, alterações climáticas, migração e ativismo, processos generativos de criação artística e muito mais. A exposição eMMA oferece assim uma oportunidade para testemunhar, em primeira mão, o potencial transformador da arte digital e da tecnologia na sociedade pela mão de uma nova geração de artistas.

apoios república portuguesa – cultura / direção-geral das artes. rtcp – rede de teatros e cineteatros portugueses.

eMMA is the exhibition comprised of works by students from the Media Arts Master’s degree at the University of Minho and in 2025 it is, yet again, hosted at gnration.

Created using Figma