música

órbita #33 – joana da conceição

23 Abr

Quarta

21:00

gratuito

online

m/6

O ciclo de programação órbita é pensado exclusivamente para o formato online. À sua volta gravitam novas obras encomendadas e são estabelecidas pontes com o programa presencial, com foco nos domínios da música, arte e tecnologia.  

#33 joana da conceição 

Com um pensamento e prática ancorada na pintura e música, Joana da Conceição é conhecida por criar ambientes contemplativos e multissensoriais. Ativa no campo da composição eletrónica, tem vindo a apresentar-se a solo e em colaborações desde 2005, ano em que formou a Tropa Macaca com André Abel. Foi ainda cofundadora do coletivo multimédia feminino Toda Matéria. 

No Órbita, Joana da Conceição estreia Magnética, uma peça sonora criada para ser escutada em loop, e que evoca a relação entre os espectadores e a escultura desmembrada da Vénus de Milo. Nas suas palavras, “Magnética são os murmúrios que gravitam à volta da Vénus de Milo, desde que foi arrancada à Terra, que tal como a matéria que viaja pelo espaço se acumula e torna parte de um astro, num movimento de acreção, também os murmúrios se tornam parte integrante deste bloco de pedra esculpido”. Esta peça sonora estabelece pontes com a exposição Ana Vieira: Cadernos de montagem, convidando-nos a escutá-la enquanto descobrimos a obra da consagrada artista visual portuguesa.  

parceiros
centro de arte oliva
caaa – centro para os assuntos da arte e arquitetura
mace – museu de arte contemporânea de elvas 

apoio república portuguesa – cultura / direção-geral das artes. rtcp – rede de teatros e cineteatros portugueses

Joana da Conceição blends painting and electronic music to create immersive environments. At Órbita 2025, she premieres Magnética, a sound piece inspired by the Venus de Milo statue and linked to the exhibition ‘Ana Vieira: Cadernos de montagem’. 

Created using Figma