música
paraíso: fidju kitxora + banda monte cara
O PARAÍSO regressa para mais uma edição dedicada às expressões artísticas afrodescendentes e lusófonas, desta vez com um foco especial na celebração dos 50 anos das independências dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa.
Inserido neste ciclo, o gnration recebe uma noite de concertos com Banda Monte Cara e Fidju Kitxora.
banda monte cara
Em 1976, o lendário Bana abre as portas do clube Monte Cara, o primeiro espaço cultural africano em Portugal. Referência incontornável da música cabo-verdiana feita em Portugal, a Banda Monte Cara resgata o espírito deste clube, numa formação de músicos históricos que por ele passaram. Recentemente lançaram o EP Re: imaginar Monte Cara, onde dão uma nova vida a clássicos africanos e que inclui colaborações com Tito Paris, Rui Veloso e Dino D’Santiago. A estreia da banda em Braga assinala uma rara atuação no norte do país para celebrar os 50 anos das independências dos PALOP. A alma é o jazz-funaná e vem sempre com a energia vibrante que continua a inspirar, unir e reinventar a música cabo-verdiana em Portugal.
Named after the first African cultural space in Portugal, the historic Banda Monte Cara plays for the first time in Braga to celebrate the 50th anniversary of PALOP independences.
fidju kitxora
apresenta racodja
Com raízes em Cabo Verde e em Lisboa, Fidju Kitxora é um dos coletivos do momento. Liderado por André Xina, é aclamado como um dos projetos mais inovadores da cena afro-lusófona contemporânea, unindo a tradição e experimentação, a memória e a vanguarda. Em 2024, estrearam-se com Racodja, uma homenagem às vozes da diáspora cabo-verdiana — as que ficaram por contar e as que ainda estão por vir. O disco propõe um registo cru, próximo do documental, com gravações de campo, camadas vocais sobrepostas, spoken word e batidas fragmentadas que atravessam o hip-hop, o dub, a eletrónica lo-fi e o experimentalismo.
Rooted in Cape Verde and Lisbon, Fidju Kitxora is acclaimed as one of the most innovative projects bridging tradition and experimentation.
programa completo
qui · 18 set
21:30 · cinema · gnration · gratuito
independência (2015) de fradique(mário basto)
sex · 19 set
18:00 · conversa · livraria centésima página · gratuito
conversas do paraíso: e depois da independência? das lutas da libertação às lutas de hoje, com sheila khan, tiago vieira da silva e marta machado, com moderação de marisa rodrigues (bantumen)
18:00 · ópera · theatro circo · 20 eur
adilson, uma ópera de dino d’santiago
sáb · 20 set
10:30 · visita guiada · gnration (ponto de encontro) · gratuito
o império ainda mora aqui? memórias, marcas e caminhos da descolonização em braga com chisoka simões
18:00 · conversa · gnration · gratuito
conversas do paraíso: memórias anoitecidas (quantos mundos há numa biblioteca, para parir o sol?), com ruben zacarias e moderação de rosa cabecinhas
21:30 · música · gnration
banda monte cara
22:30 · música · gnration
fidju kitxora
apresenta racodja
apoios república portuguesa – cultura / direção-geral das artes. rtcp – rede de teatros e cineteatros portugueses.