música

paraíso: banda monte cara + fidju kitxora

20 Set 2025

Sábado

21:30

9 eur

blackbox

m/6

plateia em pé

O PARAÍSO regressa para mais uma edição dedicada às expressões artísticas afrodescendentes e lusófonas, desta vez com um foco especial na celebração dos 50 anos das independências dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa. Inserido neste ciclo, o gnration recebe uma noite de concertos com Banda Monte Cara e Fidju Kitxora 

banda monte cara

Em 1976, o lendário Bana abre as portas do clube Monte Cara, o primeiro espaço cultural africano em Portugal. Referência incontornável da música cabo-verdiana feita em Portugal, a Banda Monte Cara resgata o espírito deste clube, numa formação de músicos históricos que por ele passaram. Recentemente lançaram o EP Re: imaginar Monte Cara, onde dão uma nova vida a clássicos africanos e que inclui colaborações com Tito Paris, Rui Veloso e Dino D’Santiago. A estreia da banda em Braga assinala uma rara atuação no norte do país para celebrar os 50 anos das independências dos PALOP. A alma é o jazz-funaná e vem sempre com a energia vibrante que continua a inspirar, unir e reinventar a música cabo-verdiana em Portugal.

fidju kitxora
apresenta racodja

Com raízes em Cabo Verde e em Lisboa, Fidju Kitxora é um dos coletivos do momento. Liderado por André Xina, é aclamado como um dos projetos mais inovadores da cena afro-lusófona contemporânea, unindo a tradição e experimentação, a memória e a vanguarda. Em 2024, estrearam-se com Racodja, uma homenagem às vozes da diáspora cabo-verdiana: as que ficaram por contar e as que ainda estão por vir. O disco propõe um registo cru, próximo do documental, com gravações de campo, camadas vocais sobrepostas, spoken word e batidas fragmentadas que atravessam o hip-hop, o dub, a eletrónica lo-fi e o experimentalismo.

programa completo

qui · 18 set
21:30 · cinema · gnration · gratuito
independência (2015), de fradique

sex · 19 set
18:00 · conversa · livraria centésima página · gratuito
conversas do paraíso: e depois da independência? das lutas da libertação às lutas de hoje, com sheila khan, tiago vieira da silva e marta machado, com moderação de marisa rodrigues (bantumen)
21:30 · ópera · theatro circo · 20 eur
adilson, uma ópera de dino d’santiago

sáb · 20 set
10:30 · visita guiada · cidade · gratuito
o império ainda mora aqui? memórias, marcas e caminhos da descolonização em braga com chisoka simões
17:00 · conversa · gnration · gratuito
conversas do paraíso: memórias anoitecidas (quantos mundos há numa biblioteca, para parir o sol?), com ruben zacarias e moderação de rosa cabecinhas
21:30 · música · gnration
banda monte cara
23:00 · música · gnration
fidju kitxora
apresenta racodja

apoios república portuguesa – cultura / direção-geral das artes. rtcp – rede de teatros e cineteatros portugueses.
apoio à divulgação antena 3. rdp áfrica. rtp

Created using Figma