cinema

sessões de cinema em revolução #1
aqueles que ficaram (em toda a parte todo o mundo tem), de marianela valverde e humberto candeias
A exposição SOMOS TODOS CAPITÃES – 50 ANOS EM LIBERDADE, em colaboração com o Lucky Star – Cineclube de Braga, promove um conjunto de exibições cinematográficas para celebrar a revolução que nos restituiu a liberdade, a 25 de abril de 1974. Esta exposição está patente até 30 de junho, em simultâneo, no Regimento de Cavalaria N.6, Museu Nogueira da Silva e Fórum Braga.
aqueles que ficaram (em toda a parte todo o mundo tem)
de marianela valverde e humberto candeias
2024 · portugal · 90’ · m/12
Durante 41 anos, Portugal assistiu a detenções, torturas e exílios de quem se opunha ao Estado Novo. Através de testemunhos diretos de 28 familiares de resistentes deste regime ditatorial, faz-se o retrato de uma época e de um país, abrindo-se linhas para o entendimento do presente. Noutros trabalhos ouvimos presos políticos, clandestinos, exilados ou deportados. Agora, o foco está em quem também resistiu ao cárcere, quem enfrentou privações materiais e emocionais, tantas vezes ainda sem idade para entender – e muito menos para aceitar – as inevitáveis e profundas mudanças abruptas no quotidiano. Filhos, filhas, mulheres, quase sempre, e ainda hoje em silêncio.
apoios república portuguesa – cultura / direção-geral das artes. rtcp – rede de teatros e cineteatros portugueses.
As part of the exhibition SOMOS TODOS CAPITÃES – 50 ANOS EM LIBERDADE and in collaboration with Lucky Star – Cineclube de Braga, gnration hosts a programme of film sessions to celebrate and discuss the Carnation Revolution.