música / residência artística

caleidoscópio: ikue mori + nuno aroso + joão miguel braga simões

26 Mar

Sábado

18:00

gratuito

blackbox

info covid-19: leia aqui os procedimentos para visita ao espaço

bilhetes: Os bilhetes para o programa Caleidoscópio, integralmente de entrada gratuita, serão disponibilizados na semana de cada espetáculo, ao balcão do gnration ou online, através do email bilheteira@gnration.pt. Caso ainda existam bilhetes disponíveis à hora do espetáculo, estes estarão disponíveis no local. Para reservas de bilhetes, aplicam-se as regras habituais da política de reservas do gnration: as reservas são válidas por um período de 48 horas após o seu pedido e até 24 horas antes do espetáculo.

Ikue Mori é, com todas as provas dadas, um dos nomes mais respeitados na música contemporânea. Na década de 70, a artista japonesa mudou-se para Nova Iorque, onde começou a tocar bateria nos DNA, banda seminal no género no wave e que integrava também o guitarrista Arto Lindsay. Com o fim dos DNA, tornou-se mais ativa na cena experimental da cidade, estendeu o seu trabalho às drum machines e ao computador, e dedicou-se também à criação visual enquanto designer. Ao longo da sua carreira, que a levou a percorrer os quatro cantos do mundo, Ikue colaborou com uma infindável lista de nomes, de John Zorn a Fred Frith, de Evan Parker a Zeena Parkins e de Marc Ribot a Thurston Moore. Podemos até dizer que uma parte considerável da sua carreira foi dedicada às colaborações. Curiosamente, é nesta dinâmica de partilha artística que chega a Braga, para uma colaboração ao vivo com Nuno Aroso e João Miguel Braga Simões, dois dos mais ativos percussionistas portugueses que na atualidade se dedicam à criação contemporânea.
Nuno Aroso é professor, investigador e solista de percussão. A sua carreira desenvolveu-se com foco na investigação com compositores e no fomento da literatura para percussão. Tocou em estreia absoluta mais de 120 obras e gravou parte deste repertório em inúmeras edições discográficas.
João Miguel Braga Simões é membro do Drumming GP e dos Trash Panda Collective, ensemble que fundou em Amesterdão. A sua atividade profissional tem-se estendido a projetos a solo, de música de câmara e de orquestra, focando-se na criação, interpretação e disseminação de música nova e no trabalho de comissão com diferentes compositores e interpretes.

classificação etária m/6

O Caleidoscópio é uma programação cultural em rede desenvolvida pelas cidades de Braga, Barcelos, Fafe e Guimarães, e apoiada no âmbito do plano Norte 2020 (Programa Operacional Regional do Norte) – Programação Cultural em Rede.

Live collaboration between legendary Japanese drummer, electronic percussionist, composer and graphic designer Ikue Mori with Portuguese contemporary percussionists Nuno Aroso and João Miguel Braga Simões.

 

Created using Figma