exposição

encontros da imagem 2022: rosa lacavalla

16 Set

a 22 Out

gratuito

pátio exterior

Os Encontros da Imagem regressam este ano para a sua 32ª edição, entre os dias 16 de setembro e 30 de outubro. O festival internacional de fotografia e artes visuais é o mais antigo desta categoria em Portugal e um dos mais antigos da Europa, com um rico e extenso espólio. No gnration, o festival apresenta a exposição A Shadow in the Shape of a House, da artista e designer Lena Holzer e Sana Sana, da fotógrafa e artista visual italiana Rosa Lacavalla.

Rosa Lacavalla é uma fotógrafa e artista visual italiana, baseada em Bolonha. É licenciada em Design Gráfico e especializou-se em Fotografia, pela Academia de Belas Artes de Bolonha. Participou em várias exposições coletivas em diferentes países, incluindo o Lishui Photo Festival, PIP Festival in Pingyao (China), Brighton Festival (Inglaterra), FotoLimo Festival (França), Funzilla Expo (Itália). Em 2020, o seu trabalho vídeo Vorrei girare il cielo come le rondini foi selecionado para a revista C41 Magazine e por coletivos de arte contemporânea em Nova Iorque, Londres, México. Na mesma altura, voltou a colaborar com o artista Gillian Wearing no projeto YourViews. Sana Sana, o mais recente trabalho de Rosa e que é apresentado no gnration, foi selecionado para New Talents 2020, fez parte da exposição coletiva em Berlim e Ravenna e foi projetado em Brione, na Suiça.

Sana Sana é uma viagem e uma pesquisa sobre a auto cura, onde a artista procura mostrar a sua dor física através das imagens. Sana Sana (Cura Cura) é repetido em loop como um mantra. “Si no sanas hoy” (se não ficares curada hoje) “Sanarás mañana”  (serás curada amanhã). Estes versos são retirados de uma canção popular da América do Sul, que as mães cantam aos filhos quando estes se magoam. Sana Sana transforma-se num ritual xamã de crescimento e cura pessoal, através de um percurso duro, sombrio, onde a causa dos problemas e a chave para os resolver está escondida.

classificação etária m/6

From a partnership between gnration and Encontros da Imagem – Photography and Visual Arts Festival, gnration hosts ‘Sana Sana’, an audiovisual work from Italian artist and photographer Rosa Lacavalla.

Created using Figma