exposição

inter-symmetry, por mark fell & rian treanor c/ cerci braga e escola de arquitetura UM

15 Jul

a 25 Set

gratuito

galeria gnration

info covid-19: leia aqui os procedimentos para visita ao espaço

A convite do gnration e do Circuito – Serviço Educativo da Braga Media Arts, Mark Fell e Rian Treanor desenvolveram um trabalho exploratório com os alunos de artes visuais da Escola de Arquitetura da Universidade do Minho e um grupo de utentes da CERCI Braga, organização que trabalha com o intuito de melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência intelectual e multideficiência. Centrado no desenvolvimento de abordagens inovadoras nas áreas da música e da criação do som, utilizando a internet como meio e num contexto de distanciamento social, o projeto Inter-Symmetry surge enquanto resposta às restrições de circulação causadas pela pandemia e foca-se na facilitação de um diálogo significativo entre partes, no sentido de construírem e explorarem relações entre ação procedural, processo algorítmico, estrutura musical e performance. Ao longo de várias sessões, os participantes executaram exercícios, partilharam ideias e ergueram discussões em resposta aos desafios da interação remota. Partindo de uma metodologia que permitia o uso sincronizado de sistemas geradores de padrões, explorando o que Mark Fell chama de “união ambiental”, uma forma de co-ocupação de plataformas digitais em que se tem consciência da presença de outras pessoas mas que não se relacionam diretamente, os participantes foram capazes de trabalhar juntos na criação musical generativa. Recorrendo a diversos materiais, a exposição mostra o resultado dessa criação e pretende valorizar, documentar e desenvolver o trabalho realizado nas sessões com os dois grupos.
Mark Fell é um reconhecido artista multidisciplinar e considerado como um dos artistas de música eletrónica mais influentes do mundo. Rian Treanor é um nome de referência na interseção da cultura club, arte experimental e computer music.

‘Inter-Symmetry’ is a collaborative exhibition, led by multidisciplinary artist Mark Fell and electronic producer Rian Treanor, along with University of Minho art students and CERCI Braga, that considers group participation in procedural systems, with an emphasis on networked interaction, sound and music.

Created using Figma