instalação

scale travels: n.d'edit._128_33_blue_dot_ : 20.0005mhz, por ana guedes

24 Set

a 31 Dez

gratuito

galeria inl

O projeto n.d’edit._128_33_Blue_Dot_:20.0005mhz, desenvolvido em residência artística no INL – Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, explora coordenadas culturais e referências a um imaginário coletivo comum que espelham as múltiplas frentes de um momento de crise à escala planetária.

Acompanhando processos de Nano fabricação de novos acelerómetros com aplicação aeroespacial na recolha de dados de ondas gravitacionais, modelos de monitorização dos corpos de água terrestre, padrões de cheias e seca resultantes da crise climática, desenrola-se um exercício especulativo sobre o fascínio humano na exploração e expansão do conhecimento sobre o cosmos, os instrumentos que de alguma forma nos guiaram até aqui e nos transportam para uma noção de futuro. 

A prática de Ana Guedes conjuga som, performance e instalação, interligando temporalidades e narrativas históricas e autobiográficas. Formada em escultura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, a artista multidisciplinar nascida em Braga e a residir em Haia, na Holanda, é Mestre em Artes Intermédia pela Universidade de Évora e em Investigação Artística pela Royal Academy of Art de Haia. Foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian entre 2015 e 2016 e artista selecionada para o prémio EDP Novos Artistas 2017, tendo-lhe sido atribuída uma Menção Honrosa pelo trabalho apresentado. Entre 2017 e 2018 participou na residência artística da Jan Van Eyck Academie, em Maastricht. Em 2018, foi congratulada com o prémio Piedra de Sal pela Bienal de Cuenca. As suas obras, performances e instalações foram apresentadas em galerias e museus na Alemanha, Espanha, Bélgica, Letónia e Holanda. 

scale travels é um programa colaborativo sobre arte e nanotecnologia

parceiro
inl ‑ laboratório ibérico internacional de nanotecnologia
direção artística e produção
gnration
supervisão científica
inl ‑ laboratório ibérico internacional de nanotecnologia

classificação etária m/6

Under Scale Travels, a collaborative program about art and nanotechnology between gnration and International Iberian Nanotechnology Laboratory (INL), Portuguese multidisciplinary artist Ana Guedes presents a new installation.

Created using Figma