exposição / instalação

scale travels: gaia, por salomé lamas

30 Jan

a 15 Mai

galeria inl

aviso
No cumprimento das novas medidas de restrição decretadas pelo Governo, que implica um novo confinamento geral, o gnration informa que encerrará ao público a partir de 15 de janeiro e a sua programação será suspensa até ao final do presente mês. Como consequência, no programa expositivo, o novo trabalho de Salomé Lamas, que inauguraria a 30 de janeiro, terá abertura adiada, com nova data a ser anunciada oportunamente.

info covid-19: leia aqui os procedimentos para visita ao espaço

Salomé Lamas é certamente um dos nomes mais importantes na atualidade da cultura contemporânea portuguesa. Cineasta e artista visual, estudou cinema em Lisboa e Praga, artes visuais em Amsterdão e é doutoranda em arte contemporânea em Coimbra. Ao longo da sua carreira tem trabalho em documentários e projetos artísticos híbridos, explorando novos caminhos, tanto quanto à forma como ao conteúdo. Os projetos em que se concentra são uma tentativa de diluir a suposta fronteira entre documentário e ficção, desafiando, também, a divisão entre géneros e modos de exibição. Muitos dos seus trabalhos têm sido exibidos nos melhores e mais importantes contextos artísticos, de festivais de cinema a galerias e museus. A valorização do seu trabalho tem também sido reconhecida pela atribuição de bolsas pelas mais reputadas instituições internacionais e nacionais, com destaque para a Gardner Film Study Center Fellowship – Harvard University, The Rockefeller Foundation – Bellagio Center e Fundação Calouste Gulbenkian.
No último ano, ao abrigo do Scale Travels, programa de criação que promove o cruzamento entre arte e nanotecnologia, desenvolvido em parceria entre o gnration e o INL – Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, Salomé Lamas realizou um conjunto de pesquisas junto dos investigadores do laboratório de nanotecnologia sediado em Braga. Apesar das adversidades impostas por uma inesperada pandemia, Lamas arranca o novo ano com “Gaia”, exposição onde dá a conhecer três trabalhos artísticos fruto de dois projetos: uma obra do seu último projeto multidisciplinar “Extraction: The Raft of the Medusa” (2019/2020) e duas novas produções do projeto multidisciplinar “Gaia”, que inicia neste novo ano e que dá título à exposição.

scale travels é um programa colaborativo sobre arte e nanotecnologia

parceiro
inl ‑ international iberian nanotechnology laboratory
direção artística e produção
gnration
supervisão científica
Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia

Under Scale Travels, a collaborative program about art and nanotechnology between gnration and International Iberian Nanotechnology Laboratory (INL), Portuguese artist and filmmaker Salomé Lamas presents ‘Gaia’, a new exhibit.

Created using Figma