música

radiografia #1 - perspetiva sobre novos compositores bracarenses

com joão carlos pinto, jorge ramos, pedro lima e sara marita

15 Jun

Sábado

16:00

3 eur

vários locais

O gnration apresenta a primeira edição de Radiografia, uma perspetiva sobre os novos e mais interessantes compositores bracarenses.

Em resposta ao aparecimento de um conjunto de jovens compositores nos últimos anos em Braga, e como antecipação do futuro artístico da cidade, o gnration apresenta Radiografia, uma perspetiva sobre os novos e mais interessantes compositores bracarenses. Ancorados no vasto domínio da música contemporânea, os trabalhos dos diferentes autores apontam para diferentes coordenadas, da música operática à acusmática, e a diferentes tipologias de interpretação, de solos a ensembles de larga escala. João Carlos Pinto, Jorge Ramos, Pedro Lima e Sara Marita integram o primeiro volume de apresentações.

João Carlos Pinto
João Carlos Pinto formou-se no Conservatório Gulbenkian de Braga e Escola Superior de Música de Lisboa. É Jovem Compositor Associado – Teatro Nacional S. Carlos, Companhia Nacional de Bailado. Encontra-se a trabalhar no IRCAM com o Ensemble NIKEL, orientado por Raphaël Cendo, numa obra a ser estreada no Centre Pompidou, Paris. Enquanto performer destaca-se o trabalho com LA ESFERA, do qual é diretor artístico.

Jorge Ramos
Jorge Ramos estudou Música no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga e licenciou-se na Escola Superior de Música de Lisboa, onde também concluiu o Mestrado em Música – Composição. Convidado a prosseguir os seus estudos na Royal College of Music, em Londres, como aluno de Doutoramento em Música, Jorge Ramos foi recentemente premiado com uma segunda bolsa de investigação pela Fundação para as Ciências e Tecnologias e pela Escola Superior de Música de Lisboa.

Pedro Lima
Formado no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga e na Escola Superior de Música de Lisboa, Pedro Lima reside em Londres e é fellow na Guidhall Shcool of Music and Drama. Em 2019 encontra-se em residência na Casa da Música, onde trabalhará com o Maat Saxophone Quartet, Remix Ensemble e a Orquestra Sinfónica do Porto. Enquanto performer, autor e produtor, destaca-se o trabalho em Mayokondor, coletivo de criadores que se debruça sobre novas formas artísticas recorrendo à realidade virtual.

Sara Marita
Sara Marita estudou no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga. Como compositora, apresentou obras em Portugal e no estrangeiro, integrando um conjunto de jovens estudantes compositores portugueses no festival Monaco Electroacoustique 2019. Foi ainda uma das estudantes selecionadas da Escola Superior de Música de Lisboa para colaborar na BoCA – Biennial of Contemporary Arts. Atualmente, encontra-se no 2º ano do curso de Composição da Escola Superior de Música de Lisboa.
Radiografia is a series focus on the local contemporary music compositors.

 

vários locais
faixa etária m/6 anos

Created using Figma