música

julho é de jazz: luís vicente, john dikeman, william parker, hamid drake

8 Jul

Sexta

22:00

7 eur

Com mais de 30 discos gravados, o trompetista português Luís Vicente tem-se destacado pela sua intensa atividade ao longo da última década, desenvolvendo música livre ou composta, mas sempre intrigante e atraente, numa contínua ascensão que o coloca entre os nomes mais sólidos do jazz em Portugal. Eclético e versátil, o compositor e instrumentista dá-se entre apresentações solo ou formações em trio ou quarteto, tendo levado a palco importantes colaborações, como o fez com Julien Deprez, Mark Sanders, Akira Sakata, Mars Williams ou Vasco Trilla, ou ainda a comandar um trio com Gonçalo Almeida e Pedro Melo Alves. Entre estas colaborações, notoriamente destacamos a partilha com os influentes músicos norte-americanos William Parker (contrabaixo) e Hamid Drake (bateria), parceiros nos últimos trinta anos, como dupla, em bandas de William Parker, ou com pesos pesados como Peter Brötzmann, Frode Gjerstad, David S. Ware, Fred Anderson ou Kidd Jordan. 

William Parker, figura lendária que completou 70 anos em janeiro, é um pedaço da história passada, presente e futura do jazz, no improviso e na libertação. Na elevação do contrabaixo, detém uma discografia imensa, quer enquanto líder, quer enquanto colaborador regular de outros. Já Hamid Drake é um dos mais influentes bateristas e percussionistas vivos a operar no jazz. Dono de um domínio tímbrico e rítmico — tanto espiritual como histórico — é capaz de açambarcar vontades e balanços de uma África presente na América Central ou do Sudoeste Asiático, em comunhão com grandes como Don Cherry, Pharoah Sanders ou Herbie Hancock.

É com base na relação de partilha que Luís Vicente convida os dois músicos para, juntos, tocarem numa digressão portuguesa que é acolhida pelo Julho é de Jazz. A Vicente, Parker e Drake, juntar-se-á ainda John Dikeman, reconhecido saxofonista norte-americano residente em Amesterdão e com quem o português tem construído uma frutuosa relação artística desde 2015.

luís vicente trompete trumpet
john dikeman saxofone tenor tenor saxophone
william parker contrabaixo double bass 
hamid drake bateria drums

preço
bilhete individual · 7 eur / passe-geral · 20 eur
classificação etária
m/6
parceiros
rum.pt
jazz.pt

Trumpeter, improviser, and composer Luís Vicente, one of the highlighted jazz musicians in Portugal, invites legendary double bassist William Parker and drummer Hamid Drake for a concert that also features John Dikeman (saxophone) on the line-up.

Created using Figma