música

Juçara Marçal

juçara marçal

apresenta delta estácio blues

30 Nov

Quarta

22:00

7 eur

blackbox

Cantora, compositora, professora, jornalista de formação e investigadora musical, Juçara Marçal é um dos nomes de respeito da música contemporânea brasileira, contando já com uma carreira com mais de vinte anos. No final da década de 90, integra o grupo A Barca e aprofunda a sua pesquisa sobre cultura popular brasileira. Em 2000, parte para a exploração da cultura afro-brasileira com o compositor e guitarrista Kiko Dinucci. Fruto dessa primorosa relação artística, em 2007, nasce o primeiro registo entre os dois: Padê, disco considerado por muitos um marco na música contemporânea brasileira. Mais tarde, com o saxofonista Thiago França, Kiko e Juçara formariam os Metá-Metá, grupo que conquistou também um lugar único na história da música moderna brasileira. A par de Tulipa Ruiz ou Rodrigo Campos (Passo Torto), Kiko, Juçara e Thiago são regularmente referidos como os impulsionadores da música vanguarda criada em São Paulo.

Em 2014, Juçara estreou a solo com o aclamado Encarnado, disco que contaria com a produção do amigo e colega Kiko Dinucci, e ainda a colaboração do violinista Rodrigo Campos. Um ano mais tarde, voltaria a ter um novo disco colaborativo, Anganga, ao lado do músico Cadu Tenório.

Sete anos após Encarnado, Juçara apresenta Delta Estácio Blues, novamente com produção de Dinucci e com uma forte presença da artista enquanto compositora e criativa, embora contando com parcerias na composição de nomes como Tulipa Ruiz, Maria Beraldo, Suba, Rodrigo Campos e Douglas Germano. Questões como o racismo, a negritude, o feminino e a ancestralidade são causas de luta constante para Juçara, atualmente com 60 anos de idade, orgulhosamente dona de uma carreira autónoma e independente. No Brasil, com Delta Estácio Blues, Juçara venceu o prémio de disco do ano, canção do ano (com a canção “Crash”) e produtor do ano (para Kiko Dinucci) no Prémio Multishow 2021, um dos mais altos prémios da indústria musical do país. 

 

classificação etária m/6

Brazilian singer and a member of the group Metá Metá, Juçara Marçal presents her second solo album, ‘Delta Estácio Blues’, produced by Kiko Dinucci.

Created using Figma