imagem / música

Kathy Hinde apresenta Twittering Machines, um aperformance que relaciona o duplo significado da palavra tweet com a destruição do habitat dos pássaros.

kathy hinde

apresenta twittering machines

13 Jan

Sexta

22:00

5 eur

blackbox

m/6

“Tweet” ganhou nos últimos anos um novo significado. Originalmente associaríamos esta palavra inglesa ao chilrear dos pássaros, mas hoje mais depressa a relacionamos com a rede social Twitter.  Em Twittering Machines, a britânica Kathy Hinde explora o novo duplo sentido do “tweet”, e como a comunicação tecnológica tem ameaçado o sentido original da palavra, da mesma forma que os seres humanos têm ameaçado os habitats dos pássaros.
Em palco, é tocado um vinil com uma versão em código morse do poema Ode to Nightingale, em português Ode a um Rouxinol, de John Keat. Ao mesmo tempo, um software ouve este poema em código morse e interpreta de volta para texto. Durante o espetáculo, os bipes e blips do código juntam-se a caixas de música, brinquedos que imitam pássaros e outros objetos manipulados ao vivo pela artista.  Filmes analógicos de aves e dos seus habitats são entrelaçados com o texto e os sons e, através de métodos físicos e químicos, são transformados de modo a representar a destruição dos habitats e as alterações climáticas, que confundem as estações do ano e ameaçam as diferentes espécies de pássaros.
Kathy Hinde é uma artista audiovisual que procura cultivar uma ligação forte com outras espécies e sistemas ecológicos do planeta Terra. Desenvolve instalações e performances, e trabalha frequentemente com outros profissionais e cientistas. Em 2020, foi premiada com um Ivor Novello Composer Award, com a peça Twittering Machines, que abre o programa de 2023 do gnration.

Twittering Machines, an audiovisual performance by Kathy Hinde, explores the double meaning behind the word “tweet”, while drawing awareness to the destruction of bird’s habitats due to human activity and climate change.

Created using Figma