música
midori takada
ciclo gnration@
Aos 66 anos de idade, Midori Takada está nas bocas do mundo, muito por culpa do entusiasmo coletivo à volta dos seus primeiros discos e pelas consequentes reedições que surgiram após esse burburinho. Nos últimos 40 anos, a compositora e percussionista japonesa dedicou-se a trabalhos a solo, em grupo e às práticas teatrais. As profundas buscas que fez na tradição da linguagem percussiva asiática e africana são captadas numa série de discos altamente procurados, onde se inclui a obra-prima “Through The Looking Glass” (1981) e a colaboração com Masahiko Satoh em “Lunar Cruise” (1990), discos ambos reeditados em 2017 pela WRWTFWW.
Em sincronia com o período de pico do ambient e com a música Fourth World, explorado por Jon Hassell, Don Cherry e Brian Eno, mas nascido de uma distinta sensibilidade musical cerimonial e meditativa japonesa, o trabalho de Midori Takada tem uma qualidade cristalina que destila ritmos de todo o mundo num instrumental minimalista de paisagens do sonho.
Para coincidir com as reedições, Midori teve um retorno triunfal aos palcos, com concertos em salas e em festivais um pouco por todo o mundo, grande parte destas em apresentações esgotadas. Muito por culpa das suas performances teatrais e profundamente espirituais, tendo a percussão minimalista como base, estabeleceu uma reputação incomparável. A técnica virtuosa, a sensibilidade acústica, a iluminação e o movimento coreografado combinam-se na criação de uma experiência auditiva completamente única e transformadora para o público.
*acesso gratuito mediante apresentação de bilhete para outro espetáculo de música do trimestre Out-Dez 2018
(excepto Festival Para Gente Sentada e Festival SEMIBREVE).
lotação 300 pessoas (plateia sentada)
classificação etária maiores de 12 anos
Masterful Japanese composer and percussionist Midori Takada deep quests into traditional Asian and African percussive language, captured on a series of now highly sought after albums including her masterpiece Through The Looking Glass (1981) and her collaboration with Masahiko Satoh Lunar Cruise (1990).