música

binário: lucas paris apresenta antivolume in/ext

ciclo de performance audiovisual

8 Mar

Sexta

22:30

5 eur

blackbox

AntiVolume é uma imersão no espaço sinestésico de timbre e cor. Esta versão, IN/EXT, explora os movimentos e as dinâmicas entre interior e exterior.

Nesta série de performances, a audiência está na presença de uma escultura volátil e enérgica, composta por som e luz. Resultado de uma pesquisa algorítmica, é esculpida em tempo real pela improvisação do artista. Três colunas de luz ocupam o espaço de performance. O público é imerso neste trabalho e percebe-o como uma experiência física e textural. Em constante evolução, esta peça de Lucas Paris é parcialmente improvisada, sendo cada performance única e um reflexo do espaço e do público. O artista procura inspiração no vasto vocabulário da música eletrónica: noise, ambient, IDM, EDM, entre outras, referências reinterpretadas com um forte carácter música e fantasia pessoal.

Artista emergente na arte digital e na música eletrónica, há mais de dez anos que Lucas Paris tem vindo a construir instrumentos digitais na procura de esculpir e projetar som e luz intangíveis em tempo real. Juntando uma abordagem artística, profundamente pensada e expressiva, com redes de síntese digital de alta tecnologia e design modular, Paris cria novas formas multissensoriais, imersivas e emocionais nas suas performances audiovisuais. Como parte integrante dos Quadr e Betafeed, ou com os seus projetos individuais AntiVolume e Array, Lucas Paris tem-se apresentando em alguns dos melhores festivais do género, com destaque para o Mapping Festival (Suíça), Mutek (Espanha) e Mutek ISEA (Canadá).

 

O ciclo Binário apresenta algumas das mais entusiasmantes performances audiovisuais a que é possível assistir atualmente. O cruzamento inovador entre som, luz e imagem é o denominador comum a uma série de espetáculos a apresentar.

AntiVolume, from Montreal-based digital artist Lucas Paris, is an immersion in a synesthetic space of timbre and colour. This version, IN/EXT, explores movements and dynamics between interior and exterior. Three columns of light occupy the performance space.

Binário is an audiovisual performance series presenting some of the most exciting artists and works nowadays merging sound, light and image.

 

Created using Figma