música
vladislav delay quintet
Sasu Ripatti é uma figura chave na música eletrónica das últimas décadas. Músico e produtor nascido na Finlândia, estreou-se em 1999 com o EP The King of Blue na sua própria editora, a Humme Recordings. Na viragem do milénio, editou um conjunto de álbuns, sob diferentes pseudónimos, sendo o mais frequente Vlasdislav Delay, que o catapultaram para o culto. Luomo e Uusitalo, outros dois dos seus pseudónimos, não será nome estranho para os seguidores da música eletrónica dançável. Com AGF, sua companheira, que conhecemos em 2018 com a instalação audiovisual Language Hack na galeria INL do gnration, viria a editar dois discos, Explode (2005) e Symptons (2009). Enquanto baterista e percussionista, figurou no trio de Moritz von Oswald, junto com Max Loderbauer, de 2009 a 2015, dando depois lugar ao nigeriano Tony Allen. A meio da sua passagem pelo trio, com quem editou dois álbuns e um disco ao vivo, formaria o seu próprio quarteto com quem lançou um único disco, homónimo, editado em 2011 na Honest Jon’s. Em Vladislav Delay Quartet juntaria a eletrónica do saudoso músico Mika Vainio, metade de Pan Sonic, o saxofone e clarinete do argentino Lucio Capece e o contrabaixo do canadiano Derek Shirley. Agora, regressa ao ensemble com parte dessa formação e com novos elementos. A Ripatti, na percussão e eletrónica, Capece, no saxofone, Shirley, no contrabaixo, juntam-se a Max Loderbauer, com quem tocou em Moritz von Oswald Trio, no sintetizador Buchla, e a Maria Bertel, no trombone. Em coprodução com o TBA – Teatro do Bairro Alto, os cincos músicos vão desenvolver em contexto de residência artística o material que apresentam na estreia de Vladislav Delay Quintet, com apresentação posterior no gnration. A proposta distancia-se da abordagem industrial do quarteto, procurando uma sonoridade mais melódica, onde combinam as faces melódicas do jazz com bases eletrónicas abstratas, ainda que com alguma forma de groove.
Sasu Ripatti (percussão e eletrónica), Lucio Capece (saxofone), Derek Shirley (contrabaixo), Max Loderbauer (sintetizador Buchla) e Maria Bertel (trombone)
Finish electronic musician Sasu Ripatti, a key figure in the electronic music world, presents his new ensemble, Vladislav Delay Quintet, born under artistic residence in a coproduction with TBA – Teatro do Bairro Alto.