serviço educativo / workshop
A repetição de motivos e frases sonoras, movimentos cíclicos, o recurso a discos de vinil ou loops de fita magnética são alguns dos recursos criativos recorrentes nas instalações sonoras da artista Ana Guedes. Neste workshop, que decorre no seguimento da apresentação do novo projeto da artista inserido no programa Scale Travels, os participantes são convidados ao diálogo coletivo no contexto de um workshop experimental, utilizando os dispositivos adaptados pela artista, numa partilha de processos de criação e experimentação.
ana guedes
Ana Guedes é uma artista multidisciplinar nascida em Braga e a residir em Haia, na Holanda. A sua prática conjuga som, performance e instalação, interligando temporalidades e narrativas históricas e autobiográficas. Formada em escultura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Ana Guedes é Mestre em Artes Intermédia pela Universidade de Évora e em Investigação Artística pela Royal Academy of Art de Haia. Foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian entre 2015 e 2016 e artista selecionada para o prémio EDP Novos Artistas 2017, tendo-lhe sido atribuída uma Menção Honrosa pelo trabalho apresentado. Entre 2017 e 2018 participa na residência artística da Jan Van Eyck Academie, em Maastricht. Em 2018, foi congratulada com o prémio Piedra de Sal pela Bienal de Cuenca. As suas obras, performances e instalações foram apresentadas na Galeria Kunstraum Botschaft / Camões Berlin / Maat Museum, (Berlim, Alemanha, 2019), Frequencia Singular Plural – CentroCentro (Madrid, Espanha, 2019), Next Arts Festival (Kortrijk, Bélgica, 2019), Sonic Dawn – Festival Huomo Novos (Riga, Letónia, 2019), e November Music Festival (s’Hertogenbosch, Holanda, 2019).
formador ana guedes
duração 3h
público-alvo artistas, músicos, programadores, professores e outros profissionais interessados nas artes media
lotação 15 participantes
Nota: Os participantes podem trazer pequenos clips sonoros em formato mp3 ou mp4, wav. ou mesmo em fita (1/4 polegadas) para experimentação. Não é necessário qualquer conhecimento prévio do uso de fita magnética.
Circuito é o Serviço Educativo da Braga Media Arts e vem fazer múltiplas ligações entre criação, Media Arts e comunidade. Aqui as novas tecnologias são motor de produção, de conhecimento e de fruição da arte. E as atividades são pensadas para escolas, famílias, crianças, professores, seniores, comunidades, profissionais, amadores, artistas e quem mais quiser juntar-se.
Este é um Circuito aberto a todos. Conheça-o melhor aqui.
mini circuito · atividades e espetáculos para crianças, acompanhadas por familiares
circuito escolar · atividades para a comunidade escolar
circuito avançado · atividades e formação para públicos jovem, adulto e iniciado
circuito para todos · atividades e espetáculos para todos os públicos
fora de circuito · projetos especiais