exposição

encontros da imagem 2022: lena holzer

16 Set

a 22 Out

gratuito

sala zero

Os Encontros da Imagem regressam este ano para a sua 32ª edição, entre os dias 16 de setembro e 30 de outubro. O festival internacional de fotografia e artes visuais é o mais antigo desta categoria em Portugal e um dos mais antigos da Europa, com um rico e extenso espólio. No gnration, o festival apresenta a exposiçãoA Shadow in the Shape of a House, da artista e designer Lena Holzer e Sana Sana, da fotógrafa e artista visual italiana Rosa Lacavalla.

Licenciada pela Faculdade de Design e Arte da Universidade de Bolzano e com Mestrado em Fotografia e Sociedade pela Royal Academy of the Hague, Lena Holzer explora as relações complexas entre construções sociais e o indivíduo através das palavras, fotografias e instalações. O seu trabalho explora temas como a intimidade, subjetividade, sensualidade e desconforto. 

A Shadow in the Shape of a House é o resultado visual e transcrito de uma experiência de três semanas, passada em total isolamento numa casa desabitada em frente à sua casa de infância. Afastada de qualquer possível distração, quer fosse de pessoas ou de informação, observou através de duas diferentes perspetivas: a arquitetónica, da casa que teve diante dos seus olhos por muitos anos enquanto crescia numa pequena cidade nas montanhas do Tirol, e a sua própria perspetiva social enquanto pessoa, formada involuntariamente por influências culturais e sociais, e ainda em constante evolução, evolução essa que se intensificou desde que foi viver para fora. No papel de vizinha peculiar e isolada da sua própria família, explorou a história desta casa, em particular através dos vestígios deixados pelos seus antigos residentes, mas também através de novas conceções e desejos pessoais que originaram de um estado de plena autonomia e de uma perspetiva desconhecida, neste que era um contexto familiar. O trabalho principal trata-se de uma seleção de fotografias e textos — reflexões fragmentadas sobre as razões e as descobertas resultantes desta experiência.

classificação etária m/6
mais info em encontrosdaimagem.com

From a partnership between gnration and Encontros da Imagem – Photography and Visual Arts Festival, gnration hosts ‘A Shadow in the Shape of a House’, a photography work from Austrian artist and designer Lena Holzer.

Created using Figma