imagem / música / online

jogo cruzado

órbita: jogo cruzado — jim o’rourke x lois patiño / gemma green-hope x surma

7 Jun

Terça

21:00

gratuito

online

O ciclo de programação Órbita é pensado exclusivamente para o formato online. À sua volta gravitam novas obras encomendadas e são estabelecidas pontes com o programa presencial, com foco nos domínios da música, arte e tecnologia.

Canal180, Culturgest e gnration juntaram-se para criar Jogo Cruzado, uma disciplina inventada para chegarmos a um lugar saindo de dois locais opostos. Das plataformas da TV Cabo e online serão mostradas obras audiovisuais originais feitas em sequência artística. Isto é, uma curta-metragem de um artista visual será entregue a um músico para fazer a sua banda sonora e, ao mesmo tempo, uma composição musical será dada a um cineasta para que crie o seu filme. Queremos mostrar como narrativas influenciam outras, como sons e imagens deflagram imagens e sons, como artistas dão continuidade ao fluxo criativo de outros artistas, numa colaboração feita a dois tempos. Pelo caminho, somos confrontados com um jogo artístico cruzado que nos desafia a encontrar o lugar também de espectador dentro do próprio processo.

Todas as imagens e músicas são originais e serão estreadas nestas obras. No primeiro volume, Jim O’Rourke criará uma banda-sonora para um filme de Lois Patiño e um filme de Gemma Green-Hope será criado para uma composição musical de Surma.

obra #1 — banda sonora de jim o’rourke para um filme de lois patiño.
obra #2 — filme de gemma green-hope para uma composição musical de surma.

gemma green-hope

Usando stop motion, animação, vídeo, material de arquivo e fotografia, Gemma Green-Hope cria uma conexão especial entre lugares, histórias e memórias através dos seus filmes. Com trabalho para a Penguin, a School Of Life ou Tate, também tem colaborado com projetos comunitários com organizações como o Teatro Nacional do País de Gales. As suas obras têm sido mostradas em diversos festivais de cinema e eventos, tal como no London Short Film Festival ou no Short Film Showcase da National Geographic.

surma

Revelada com Antwerpen, em 2017, com o qual recolheu inúmeros elogios e prémios, Surma tem tido desde então uma presença constante no meio musical português, com participação nos maiores festivais de música nacionais, uma atuação como finalista no Festival da Canção, em 2019, uma banda sonora para o filme “Snu”, de Patrícia Sequeira, e um percurso rico em colaborações com outros músicos. Editou o seu álbum internacionalmente, levando-a a circular por salas e festivais na América e na Europa, e a ter destaque importante na imprensa estrangeira.

jim o’rourke

Figura cimeira da música experimental, e não só, dos últimos 40 anos, Jim O’Rourke é um músico completo, multi-instrumentista, compositor, produtor e engenheiro de som, com uma discografia infindável em nome próprio e como colaborador. Parte importante da sua produção recente, desde 2013, é feita através do Bandcamp da sua Steamroom, mas é com os discos de canções que tem cunhado a fama que o persegue. A viver no Japão há quase 20 anos, O’Rourke também tem composto bandas sonoras para filmes de Werner Herzog, Koji Wakamatsu ou Olivier Assayas.

lois patiño

Associado ao Novo Cinema Galego, Lois Patiño tem tido uma carreira abrilhantada pela participação nos maiores e melhores festivais de cinema mundiais, como a Quinzena dos Realizadores em Cannes, Berlinale, Locarno, Toronto, Roterdão, entre muitos outros. Em 2013, “Costa da Morte”, a sua estreia nas longa-metragens, foi premiada em Locarno, antecipando outros quinze prémios no seu circuito por festivais. Com um olhar atento e plástico às texturas, Lois Patiño, filho de dois pintores abstratos galegos, conta histórias documentais humanas entregues às forças da Natureza.  Um dos seus mais recentes filmes, “Syrocax”, é baseado na “Tempestade” de Shakespeare e tem os Açores como cenário. Em 2021, fez a imagem e realizou o filme de apresentação do álbum La Exclusión de Nino De Elche.

parceria canal 180, culturgest e gnration

Órbita is gnration’s online programme that features transdisciplinary works between music, art and technology. 

Created using Figma