imagem / música
ocupa #9: clube de inverno, com larie e ana mariz
Da música à imagem em movimento, o Clube de Inverno é o espaço certo para descobrir, explorar e improvisar. De jam session acústico-digital a laboratório de experimentação, as possibilidades são imensas. A oitava edição conta com a orientação de Larie e Ana Mariz. O resultado desta semana de criação será apresentado no gnration, no âmbito da programação do OCUPA #9 – perspetiva sobre a música eletrónica e arte digital em Braga.
parceiro ocupa — perspetiva sobre música eletrónica e arte digital em braga, gnration e auaufeiomau
sessões de criação 3 a 5 de dezembro, das 18:30 às 21:30
nota os músicos e artistas visuais interessados em participar devem enviar portfólio e/ou descrição do instrumento para circuito@bragamediaarts.com até 27 de novembro
apresentação pública 6 dezembro, 21:30
Apresentação pública do Clube de Inverno, espaço informal de encontro, para exploração e improvisação nos domínios do som e imagem. Esta iniciativa do Circuito – Serviço Educativo Braga Media Arts será conduzida por Larie, encarregue na vertente musical, enquanto Ana Mariz orienta a parte visual.
larie
Larie nasceu no Brasil e vive atualmente em Portugal, onde se move entre a composição, performance e produção musical. Lançou, a solo, os discos Voa (2016) e Lux (2019), transitando com fluidez entre diversos universos musicais, numa obra que funde organicamente a MPB, eletrónica e experimentação sonora – ora em português, ora em inglês ou espanhol. Já atuou em mais de vinte países na Europa e na América, colaborou com artistas de diversas áreas, incluindo Gaya de Medeiros e Meta, e desde 2022 que acompanha Fado Bicha em palco.
ana mariz
Movimentando-se entre a cinematografia e as artes visuais, Ana Mariz estudou cinema na ESTC em Lisboa, na FAMU em Praga e no ESCAC em Barcelona. Vigília, o seu primeiro filme, estreou no IndieLisboa em 2016 e, a par do documentário Infância, Adolescência, Juventude (2018), de Rúben Gonçalves, influenciou profundamente a sua sensibilidade para a iluminação e o enquadramento. Ao longo dos anos, trabalhou em diversos filmes que foram exibidos em festivais em todo o mundo. Como diretora de fotografia, já colaborou com cineastas como Leonor Noivo, Ico Costa, Marco Martins e Duarte Coimbra. A abordagem multidisciplinar que pauta o seu trabalho já deu origem a colaborações com os compositores de música clássica Jaime Reis e Nuno da Rocha, os artistas Ani Schulze e Pedro Huet, as companhias de teatro SillySeason e Primeiros Sintomas e com bandas como Glockenwise e Caveira. Atualmente prepara vários filmes como diretora de fotografia e uma longa-metragem documental como realizadora.
programa
sexta · 6 dez
21:30 · música / imagem · clube de inverno: sessões de exploração e improvisação com larie e ana mariz · blackbox
22:30 · música · mira quebec x diogo mendes · sala multiusos
sábado · 7 dez
16:00 · conversa · ver o som, ouvir o visual com armando teixeira, maria joão salgado, rita silva e bruno martins · sala de conferências
17:00 · música / imagem · tomás alvarenga + teresa arêde · blackbox
18:00 · música · krake + ricardo peixoto · sala multiusos
19:00 · música · knok knok + maria joão salgado · blackbox
sexta + sábado
instalação · posto de escuta: mestrado em media arts uminho · sala de formação
parceiros auaufeiomau, município de braga, braga media arts, universidade do minho
bilhete diário 5 eur
bilhete geral 7 eur
instalações gratuito
apoio república portuguesa – cultura / direção-geral das artes. rtcp – rede de teatros e cineteatros portugueses
apoio à divulgação antena 2
Braga has been an UNESCO creative city for media arts since 2017, a position that has grown stronger in the past few years. OCUPA is a yearly event focused on showcasing the city’s creators in the digital arts and electronic music fields. After eight successful editions, OCUPA returns for the nineth time with concerts and installations, by artists from Braga, Barcelos and Guimarães.