música

xullaji

apresenta prétu 1 - xei di cor

1 Jun

Sábado

21:30

12 eur

blackbox

m/6

Com muito para dizer e um beat para o contar, prétu dá a voz ao manifesto pan-africanista de Nuno Santos, mais conhecido como xullaji ou Chullage. Mais do que um novo pseudónimo, prétu é um afronauta que navega as origens e estéticas africanas juntando-as às influências da música eletrónica para expressar o pensamento sobre descolonização, desigualdades e o contexto político de África e da sua diáspora. 
Filho de pais cabo-verdianos, xullaji é uma figura incontornável do hip hop lusófono, aplaudido não só pelo lirismo afiado como pela veia interventiva e o ativismo político. prétu 1 – xei di kor é o mais recente trabalho do músico e um dos discos do ano para a grande maioria das publicações nacionais. É também um trabalho assumidamente político. Nas samples encontramos a música de intervenção cabo-verdiana, guineense e angolana, coisas que Santos foi descobrindo em discos que comprava ou roubava aos tios. Ouvimos Os Tubarões, Bonga, Tcheka, Vadú, David Zé e Princezito. Ouvimos Amílcar Cabral. E à música africana, ao batuku e quilapanga, juntam-se sonoridades como dub e hip hop, numa abundância afro-futurista em que se fala de pan-africanismo, descolonização e amor.
Todos estes influxos tiveram sempre lugar na arte de xullaji, mas assumem a dianteira em xei de kor. Um trabalho incessante que começou a ser delineado na década de 2010 e do qual ouvimos a primeira canção em 2019. Numa dedicatória às mulheres que o fizeram entender a luta no feminino, “Fidju Maria“, com Dino D’Santiago, foi o cartão de visita deste manifesto que chegou finalmente em 2023 com a promessa de que prétu não ia “deixar ficar nada retido na laringe”. 

Xullaji, one of Portugal’s most important hip hop figures, presents his newest project and manifesto about decolonization, African diaspora’s politics and social inequality under the moniker “prétu”. 

apoio república portuguesa – cultura / direção-geral das artes. rtcp – rede de teatros e cineteatros portugueses

Created using Figma