música

radiografia #6 – francisco fontes

7 Fev

Sexta

21:30

7 eur

blackbox

m/6

Em resposta ao aparecimento de um conjunto de jovens compositores em Braga, e como antecipação do futuro artístico da cidade, o gnration apresenta Radiografia, uma perspetiva sobre os novos e mais interessantes compositores bracarenses. Ancorados no vasto domínio da música contemporânea, os trabalhos dos diferentes autores apontam para diferentes coordenadas, da música operática à acusmática, e a diferentes tipologias de interpretação, de solos a ensembles de larga escala.  

francisco fontes

É na intersecção entre a música e o texto que Francisco Fontes encontra as suas maiores motivações criativas, explorando processos de transmediação e intertextualidade como impulso para a produção artística. Fragmentos de Vida (2024), uma das suas composições mais recentes, foi escrita a partir de excertos do Livro do Desassossego, de Fernando Pessoa, e estreou no Centro de Belas Artes de Bruxelas. 

Natural de Braga, o jovem compositor tem vindo a destacar-se no panorama da música contemporânea nacional e internacional. Licenciado pela Escola Superior de Música de Lisboa, rumou a Londres para completar o mestrado em Composição de Ópera na Guildhall School of Music and Drama, onde continua a realizar o doutoramento. O seu portefólio é diverso, contando com óperas, obras sinfónicas, música de câmara, canção, solo e eletrónica. Em 2019, venceu o Prémio de Composição SPA/Antena 2 com a peça Manifesto. Foi ainda galardoado com o Prémio de Composição António Fragoso e colaborou em projetos como o Traction – Opera co-creation for a social transformation, com jovens do estabelecimento Prisional de Leiria, e com FIO – Festival Informal de Ópera. Tem apresentado e gravado a sua música em algumas das salas e festivais mais importantes do país – como a Fundação Calouste Gulbenkian, o Teatro Nacional de São Carlos (Lisboa), o Theatro Circo (Braga) ou o Teatro das Figuras (Faro) – e no estrangeiro, no De Singel (Antuérpia, Bélgica), Milton Court Concert Hall (Londres, Reino Unido), NFM Wroclaw (Polónia) e PianoForte-Chicago (Estados Unidos da América).  

No Radiografia, Francisco Fontes apresenta algumas das novas composições que tem vindo a desenvolver e estará acompanhado por vários intérpretes convidados.  

os programas de apoio à criação artística local do gnration são apoiados pelo super bock group.

apoio república portuguesa – cultura / direção-geral das artes. rtcp – rede de teatros e cineteatros portugueses
apoio à divulgação antena 2

Francisco Fontes, a rising talent in contemporary music, blends text and sound to craft innovative works rooted in intertextuality. The composer will present pieces from his diverse portfolio, accompanied by guest performers. 

Created using Figma