música
radiografia #6 – francisco fontes
Em resposta ao aparecimento de um conjunto de jovens compositores em Braga, e como antecipação do futuro artístico da cidade, o gnration apresenta Radiografia, uma perspetiva sobre os novos e mais interessantes compositores bracarenses. Ancorados no vasto domínio da música contemporânea, os trabalhos dos diferentes autores apontam para diferentes coordenadas, da música operática à acusmática, e a diferentes tipologias de interpretação, de solos a ensembles de larga escala.
francisco fontes
É na intersecção entre a música e o texto que Francisco Fontes encontra as suas maiores motivações criativas, explorando processos de transmediação e intertextualidade como impulso para a produção artística. Fragmentos de Vida (2024), uma das suas composições mais recentes, foi escrita a partir de excertos do Livro do Desassossego, de Fernando Pessoa, e estreou no Centro de Belas Artes de Bruxelas.
Natural de Braga, o jovem compositor tem vindo a destacar-se no panorama da música contemporânea nacional e internacional. Licenciado pela Escola Superior de Música de Lisboa, rumou a Londres para completar o mestrado em Composição de Ópera na Guildhall School of Music and Drama, onde continua a realizar o doutoramento. O seu portefólio é diverso, contando com óperas, obras sinfónicas, música de câmara, canção, solo e eletrónica. Em 2019, venceu o Prémio de Composição SPA/Antena 2 com a peça Manifesto. Foi ainda galardoado com o Prémio de Composição António Fragoso e colaborou em projetos como o Traction – Opera co-creation for a social transformation, com jovens do estabelecimento Prisional de Leiria, e com FIO – Festival Informal de Ópera. Tem apresentado e gravado a sua música em algumas das salas e festivais mais importantes do país – como a Fundação Calouste Gulbenkian, o Teatro Nacional de São Carlos (Lisboa), o Theatro Circo (Braga) ou o Teatro das Figuras (Faro) – e no estrangeiro, no De Singel (Antuérpia, Bélgica), Milton Court Concert Hall (Londres, Reino Unido), NFM Wroclaw (Polónia) e PianoForte-Chicago (Estados Unidos da América).
No Radiografia, Francisco Fontes apresenta algumas das novas composições que tem vindo a desenvolver e estará acompanhado por vários intérpretes convidados.
os programas de apoio à criação artística local do gnration são apoiados pelo super bock group.
apoio república portuguesa – cultura / direção-geral das artes. rtcp – rede de teatros e cineteatros portugueses
apoio à divulgação antena 2
Francisco Fontes, a rising talent in contemporary music, blends text and sound to craft innovative works rooted in intertextuality. The composer will present pieces from his diverse portfolio, accompanied by guest performers.