imagem / música

hara alonso & pedro maia

9 Jan 2026

Sexta

21:30

9 eur

blackbox

m/6

plateia sentada

A pianista e compositora espanhola Hara Alonso e o artista visual português Pedro Maia juntam-se numa obra audiovisual em que som e imagem são moldados, desconstruídos e recriados em tempo real. Com estreia no gnration, esta colaboração propõe uma jornada sensorial que esbate as fronteiras entre a música ambient, o neoclássico e o experimental, revelando novas formas de perceção e diálogo entre som e imagem. 

Explorando os limites físicos e digitais do piano, Hara Alonso tem alargando as possibilidades do instrumento através de técnicas estendidas, processamento de sinal digital e práticas somáticas enraizadas no corpo. Estreou-se com o EP Pianoïse (2018) destacou-se com o aclamado primeiro álbum Somatic Suspension (2021) Em 2022, colaborou com Susana Santos Silva, Elsa Bergman e Camila Nebbia em Ritual para acercarse, seguindo-se Notions of Hope (2023), editado pela pianoandcoffee records, e Hacia la melancolía del futuro (2024), em parceria com Concepción Huerta. 

Trabalhando sobretudo com película de 16mm e 8mm, Pedro Maia investiga as fronteiras estéticas do filme analógico, digital e ao vivoSoma colaborações em projetos de Patti Smith, Soundwalk CollectiveDanny Elfman e Lucrecia Dalt, e com nomes como VesselShackletonHoly OtherShxcxchcxshTropic of Cancer ou Lee Ranaldo. O seu trabalho foi apresentado em festivais e instituições de referência incluindo o Unsound, Barbican,  MUTEK, Centro Pompidou, ARS EletronicaLe Guess Who?, Museu Serralves, Berlin Atonal e Museu de Arte Contemporânea de Tóquio.  

apoios república portuguesa – cultura, juventude e desporto / direção-geral das artes. rtcp – rede de teatros e cineteatros portugueses.

[ENG] Spanish pianist and composer Hara Alonso and a Portuguese filmmaker Pedro Maia debut an audiovisual performance deconstructed and reimagined in real time a dialogue between sound and visuals.

Created using Figma