cinema / conversa / gastronomia / música / workshop
paraíso
O PARAÍSO está de regresso para mais uma edição dedicada à celebração das expressões artísticas afrodescendentes e lusófonas, este ano sob o mote Passado e Futuro na Afrodescendência. Num momento em que importa olhar para o que nos precede para poder projetar o que aí vem, propomos debater as formas de existir entre a herança que recebemos e as realidades que construímos coletivamente.
Através dos eixos da Performance, do Pensamento e da Mediação, o PARAÍSO afirma-se como um território em constante expansão e um lugar de escuta ativa. A programação deste ano cruza o cinema e a música, mas também o debate crítico sobre práticas de contestação da colonialidade, a educação antirracista nas artes, a celebração comunitária e dos seus agentes culturais, bem como a gastronomia.
Em 2026, o PARAÍSO volta a habitar o Theatro Circo, o gnration e a Livraria Centésima Página, e junta criadores, investigadores e estruturas, ampliando a rede de partilha e construção de pensamento sobre a temática deste ano. No gnration, o PARAÍSO tem um programa totalmente gratuito. Sexta-feira é apresentado o filme Si Destinu (2015), de Vanessa Fernandes, seguido de uma conversa entre a realizadora e a crítica cultural Kitty Furtado. Para sábado, está preparado um programa com conversas, um almoço, um workshop de dança e DJ sets.
programa
sex, 11 setembro
18:00 · conversa · livraria centésima página
conversas do paraíso: que formas de existir entre o que herdamos e o que construímos?
com david ferreira (secção de estudantes africanos da universidade do minho), isabel macedo (conciliare), saidatina khady dias (conquista vontades – associação dos imigrantes senegaleses em portugal) e moderação de marisa rodrigues
21:30 · cinema / conversa · blackbox
si destinu (2015), de vanessa fernandes
sáb, 12 setembro
11:00 · conversa · sala multiusos
manual antirracista para as artes e educação
apresentação do processo com dori nigro, melissa rodrigues e raquel lima (união negra das artes)
13:00 · música · pátio exterior
almoço cachupa
com chef ana teresa correia + dj chipula
15:00 · conversa · sala multiusos
conversas do paraíso: arte, participação e práticas de contestação da colonialidade
com antónio zaqueu, luege d’ olim, sarina azevedo e moderação de luiza lins (conciliare)
16:30 · dança / workshop / música · pátio exterior
workshop de dança
com eddie folige + dj chipula
21:30 · música · theatro circo
cesária évora orchestra
com ceuzany, lucibela, elida almeida e teófilo chantre
coordenação curatorial
nuno abreu
curadoria pensamento e mediação
bantumen e rosa cabecinhas, conciliare (cecs, uminho)
curadoria cinema
kitty furtado
apoios república portuguesa – cultura, juventude e desporto / direção-geral das artes / rede de teatros e cineteatros portugueses (rtcp). rede portuguesa de arte contemporânea (rpac).

















