conversa / música / online / visita guiada / workshop

8 anos de gnration — programa completo

7 Mai

a 9 Mai

vários locais · online

info covid-19: leia aqui os procedimentos para visita ao espaço

assista no youtube

Resultante da Braga 2012 – Capital Europeia da Juventude, o gnration estabeleceu-se como um espaço de criação, performance e exposição no domínio da música contemporânea e da relação entre arte e tecnologia. Ao longo da última década tem vindo a sedimentar-se como um polo cultural de carácter único do norte do país e com atividade de relevo no contexto nacional e internacional. Em 2021, o gnration celebra oito anos de existência. Apesar de a atualidade impedir a habitual celebração de grande escala com o gnration open day, o gnration comemora o seu aniversário com um programa híbrido, dividindo-se entre o espaço físico e o online, que se desenrolará ao longo de três dias.

No programa online, convidamos artistas com práticas distintas para levarem a cabo a direção de arte de um conjunto de quatro performances por músicos nacionais, filmadas à porta fechada em diferentes locais do edifício do gnration. Também neste programa, daremos a conhecer um pouco mais sobre diversos pontos cardeais do gnration: a sua aposta na criação artística local no domínio da música, através de um documentário sobre a iniciativa Trabalho da Casa; o programa expositivo, perfilado nos espaços da galeria INL e galeria gnration, com uma conversa com a cineasta e artista visual Salomé Lamas, conduzida por Justin Jaeckle, programador do festival internacional de cinema Doclisboa, e um documentário que dará a conhecer mais sobre o projeto expositivo Invasor Abstracto do coletivo OSSO; por último, focamos um alicerce fundamental na comunicação do gnration: a identidade gráfica, criada pelo Studio Dobra e que vigora desde 2014, através de uma peça documental que retrata a matéria gráfica como transposição visual da personalidade do programa artístico.

No programa presencial, o guitarrista Tó Trips apresentará Surdina, filme-concerto em colaboração com o cineasta Rodrigo Areias.
Também no palco da blackbox, Medusa Unit, coletivo que junta nomes cimeiros da música exploratória nacional, apresentará um concerto que é parte integrante do projeto expositivo Invasor Abstracto.
No mesmo dia, o mesmo coletivo ativará um conjunto de peças que compõem a exposição com o mesmo nome. Ainda na componente presencial do programa de celebração, músicos da cidade reúnem-se numa conversa para uma partilha de experiências sobre a participação no programa de apoio à criação artística local Trabalho da Casa.
Ainda no programa presencial, na manhã de sábado, o Circuito – Serviço Educativo da Braga Media Arts promove um workshop e uma visita guiada, ambas intrinsecamente relacionadas com o programa expositivo do gnration.

programa
sexta [gnration e online]
21:00 · documentário – invasor abstrato #3 · online
21:00 · música / cinema – surdina, por tó trips e rodrigo areias · blackbox

sábado [gnration e online]
10:00 / 11:00 / 12:00 · visita guiada · link — visita orientada: gaia, de salomé lamas

10:00 / 14:00 · workshop · link — fora da caixa: the stage is (a)live, de joana chicau e renick bell · sala de formação
15:00 > 17:00 · música / performance – invasor abstrato #3 · vários locais
17:00 · conversa – sobre o trabalho da casa · sala multiusos
18:00 · música – invasor abstrato #3: medusa unit · blackbox

21:00 · documentário – studio dobra x gnration · online
22:00 · música – ermo x jonathan uliel saldanha · online

domingo [online]
15:00 · música – joão pais filipe + pedro melo alves x rodrigo areias · online

16:00 · conversa – scale travels: salomé lamas e justin jaeckle · online
17:00 · música – susana santos silva x inês d’orey · online
18:00 · documentário – 5 anos de trabalho da casa · online 
19:00 · música – gala drop x sara graça · online

Created using Figma