música

Boris

boris

apresenta heavy rocks (2022)

4 Jun

Domingo

18:00

15 eur

blackbox

m/6

Para celebrar os 30 anos de carreira, os japoneses Boris, uma das mais inovadoras e referentes bandas no universo sonoro da música extrema, regressam à série de discos Heavy Rocks e apresentam o terceiro título que completa aquela que será uma das mais respeitadas trilogias do rock pesado no futuro.
Heavy Rocks, de 2002, o primeiro da série e o quarto disco da discografia banda, que contava já o aclamado Amplifier Worship (1998), tornou-se uma referência na carreira de Wata (guitarra) Takeshi (baixo) e Atsuo (bateria) e abriu um caminho de influência para uma série de outros nomes que viriam a atingir popularidade nos seguintes anos nas diferentes ramificações do heavy-rock, do hard-rock ao heavy-metal, passando pelo stoner e doom. Em 2011, Boris voltariam a lançar um novo tomo Heavy Rocks, assente da importância que o primeiro teve na regeneração do(s) género(s) e com o intuito de voltar a desafiar a sua redefinição, tarefa a que os nipónicos entregam grande dedicação. Nesse ano, e desde o primeiro Heavy Rocks, somavam já mais um par de discos que se tornaram obras-primas na carreira, caso de Akuma No Uta (2003) e Pink (2005), e álbuns resultantes de colaborações singulares com Sunn O))), referente formação drone criada por Stephen O’Malley e Greg Anderson, e a seminal instituição noise Merzbow do conterrâneo Masami Akita.
Em 2022, sem avisar, Boris apresentavam o terceiro momento desta trilogia (será?), de novo a desafiar os limites dos géneros, de novo a redefinir géneros estabelecidos, de novo o proto-metal da década de 70, na sua vida para vida para trás e para a frente, abraçando punk, doom, metal, noise e industrial.
Nos três volumes Heavy Rocks, e em toda a sua discografia, há uma linha que cose todos estes momentos, transversal a todos os géneros que “combatem”: a adoração pelos decibéis elevados, ou não tivessem estes japoneses “roubado” o nome a um tema do icónico Bullhead dos norte-americanos Melvins, disco lançado um ano antes da erupção destes imperadores nipónicos do rock pesado.

Legendary Japanese heavy-rock band Boris celebrates their 30-year career as one of experimental music’s most innovative bands with the new album ‘Heavy Rocks’ (2022), continuing their series of Heavy Rocks records.

Created using Figma