música

berlok

paraíso: mynda guevara + berlok [dj set]

14 Set

Sábado

17:00 + 18:00

7 eur

blackbox + pátio exterior

m/6

O PARAÍSO nasce como lugar ideal à nova música e expressões artísticas afrodescendentes e lusófonas. Pensando no universo artístico lusófono como uma das mais influentes forças artísticas dos últimos anos em Portugal, o PARAÍSO pretende dar palco às novas criações que premeiem a reflexão do nosso passado, com impacto na atualidade e que demonstrem a diversidade e riqueza das artes lusófonas.
No ano em que se comemora o centenário do nascimento de Amílcar Cabral, o PARAÍSO convida um leque de artistas de variadas áreas artísticas – da literatura à dança contemporânea, da música à performance – proporcionando espetáculos e conversas que reflitam temáticas ligadas à história do movimento negro em Portugal, à vida e obra de Amílcar Cabral, e à inovação e tradição na música lusófona. Queremos aproximar o nosso público e convidar novos, para que, juntos, possamos dar primazia às novas expressões artísticas da lusofonia. Nesta nova edição, o PARAÍSO habita o Theatro Circo e o gnration e, pela primeira vez, acontece fora de portas na Livraria Centésima Página.


mynda guevara
apresenta phoenix

Com um nome e uma atitude que carregam a sede da revolução, Mynda Guevarra reivindica e luta por um lugar para as mulheres nos circuitos do hip hop português. Um dos nomes mais relevantes da nova geração do rap crioulo, Mynda tem vindo a conquistar uma posição de respeito, através de uma lírica irreverente que reflete o seu papel enquanto mulher, afrodescendente e rapper. No PARAÍSO, a rapper apresenta o seu mais recente EP, Phoenix. Composto por cinco faixas, este trabalho foi gravado, misturado e masterizado pela Katana Produções e conta com instrumentais de FRXH BEATS, Berlok, Zaia e StressMusik.

 

 

berlok [dj set]

Juntando a música cabo-verdiana ao drill, trap, rap, R&B e afro, Berlok tem-se destacado como um dos DJ e produtores mais requisitados e admirados na música afrodescendente em língua portuguesa. Natural de Cabo-Verde e a residir em Portugal, trabalhou com nomes como Dino D’Santiago, Acácia Maior, Sara Tavares, StevenR, Kady, Geezy WL ou Mynda Guevara. Em 2023, Berlok lançou TERRA TERRA, o seu disco de estreia, que apresenta nesta edição do PARAÍSO.

 

 

programa completo

sexta · 13 set
18:00 · conversa · tribuna negra: origens do movimento negro em portugal (1911 – 1933), de cristina roldão, josé a. pereira e pedro varela, com moderação de marisa rodrigues (bantumen) · livraria centésima página (gratuito)

21:30 · dança · djam neguin: ami.lcar · theatro circo

sábado · 14 set
16:00 · conversa · conversas do paraíso: inovação e tradição na música lusófona, com berlok, mynda guevara, soraia ramos e wilds gomes · gnration (gratuito)

17:00 · música · mynda guevara apresenta phoenix · gnration
18:00 · música · berlok · gnration
21:30 · música · soraia ramos · theatro circo


o programa do PARAÍSO integra as celebrações oficiais do centenário do nascimento de Amílcar Cabral.
curadoria
nuno abreu
apoio à divulgação antena 3, rtp, rtp áfrica e rdp áfrica

 

Created using Figma