música

julho é de jazz: andré pizarro pepe + convidados

6 Jul

Sábado

18:00

7 eur

pátio exterior

m/6

Começar no rock e chegar ao jazz parece um percurso um pouco atípico para um músico. Mas foi exatamente esse o caminho que o bracarense André Pizarro Pepe trilhou. Aos 14 anos começou a explorar livremente o baixo elétrico através dos mais variados géneros e estilos. Na universidade entrou em contacto com outros instrumentos e integrou os bracarenses Bruma, onde foi cocompositor. Em 2018, a banda lança o disco Histórias que nos contam, criado ao abrigo do Trabalho da Casa do gnration. Um ano depois, Pepe volta ao mesmo programa, desta vez como baixista no disco Apùtece-me! de Ângela Polícia. 
Paralelamente, o gosto pelo jazz e pela música improvisada fê-lo abraçar o contrabaixo, instrumento que é hoje o protagonista da sua atividade musical. Depois de estudar na Escola de Jazz de Braga, rumou a Lisboa para prosseguir os estudos no instrumento: primeiro na Escola de Jazz Luiz Villas Boas e, atualmente, na Escola Superior de Música (ESML). 
Com o contrabaixo a ocupar o lugar central, André Pizarro Pepe edita em 2024 Ecos, Vol. 1, o primeiro disco em nome próprio. Ladeado de Masha Soeiro, no piano, Ivo Rodrigues, no trompete e Raúl Areias, na bateria, Pepe traz este seu disco de estreia ao Julho é de Jazz. Numa encomenda do gnration, que contará com a participação de dois outros músicos convidados – João Viana na guitarra e Rui Rodrigues na percussão – o contrabaixista dará a conhecer estes temas que ficaram arrumados à espera do momento certo para verem a luz do dia. 

O Julho é de Jazz tem lugar no Theatro Circo e no gnration, estando disponíveis 50 passes gerais que dão acesso aos sete espetáculos e aos dois documentários.

programa completo

música
4 jul, 21:30 bica / costa / pernadas convidam lefebvre e santana · pátio exterior (gnration)
5 jul, 21:30 irreversible entanglements · palco principal (theatro circo)
6 jul, 18:00 andré pizarro pepe + convidados · pátio exterior (gnration)
6 jul, 21:30 john scofield/dave holland · palco principal (theatro circo)
11 jul, 21:30 marie krüttli trio · pátio exterior (gnration)
12 jul, 21:30 hedvig mollestad trio · pátio exterior (gnration)
13 jul, 21:30 amaro freitas trio · palco principal (theatro circo)

cinema
3 jul, 21:30 jazzé duarte” · pequeno auditório (theatro circo)
10 jul, 21:30cairo jazzman” · pequeno auditório (theatro circo)

 

André Pizarro Pepe returns to his hometown for a very especial show, where he’ll debut his first jazz album and some new unheard songs from the vault. 

apoio

 

apoio à divulgação

 

Created using Figma