música

julho é de jazz: hedvig mollestad trio

12 Jul

Sexta

21:30

9 eur

pátio exterior

m/6

“Doomjazz”, “Stonerswing”, ou “Jazz Sabbath”. Há muito que se tenta arranjar palavras e cunhar termos para descrever a música de Hedvig Mollestad e do seu trio. Intransigente, fascinante e visceral, a guitarrista norueguesa conjuga influências que vão da música de guitarra, como o metal escandinavo ou rock de Black Sabbath e Jimi Hendrix, ao jazz de John Coltrane e à música de improvisação contemporânea. Aos dez anos, Mollestad pegou pela primeira vez na guitarra acústica da mãe e, na adolescência, descobriu o mundo do jazz e do rock através da coleção de discos do pai. Uma guitarra elétrica como presente foi tudo o que precisou para confirmar o seu futuro. Na Academia de Música de Oslo, após ser distinguida com o prémio “Young Jazz Talent of the Year” do festival Moldejazz, formou o Hedvig Mollestad Trio – também conhecido como HM3 – com Ellen Brekken, no baixo, e Ivar Loe Bjørnstad, na bateria. Rapidamente conquistaram o público norueguês com performances explosivas e editaram seis discos de estúdio notáveis. O mais recente, Ding Dong, You’re Dead (2021), é também o mais dinâmico e experimental, mas onde os riffs criativos são suficientes para saciar tanto headbangers como os jazzheads.
A liderar de guitarra em punho, Hedvig Mollestad chega ao Julho é de Jazz acompanhada por Ellen e Ivar, exímios na criação base rítmica perfeita para a norueguesa brilhar nas seis cordas. Como toda as atuações ao vivo fazem prever, Hedvig Mollestad Trio trará um concerto tempestuoso e confiante, onde o heavy rock, o free jazz e o prog se misturam nas mãos de três músicos fenomenais.

O Julho é de Jazz tem lugar no Theatro Circo e no gnration, estando disponíveis 50 passes gerais que dão acesso aos sete espetáculos e aos dois documentários.

programa completo

música
4 jul, 21:30 bica / costa / pernadas convidam lefebvre e santana · pátio exterior (gnration)
5 jul, 21:30 irreversible entanglements · palco principal (theatro circo)
6 jul, 18:00 andré pizarro pepe + convidados · pátio exterior (gnration)
6 jul, 21:30 john scofield/dave holland · palco principal (theatro circo)
11 jul, 21:30 marie krüttli trio · pátio exterior (gnration)
12 jul, 21:30 hedvig mollestad trio · pátio exterior (gnration)
13 jul, 21:30 amaro freitas trio · palco principal (theatro circo)

cinema
3 jul, 21:30 jazzé duarte” · pequeno auditório (theatro circo)
10 jul, 21:30cairo jazzman” · pequeno auditório (theatro circo)

Norwegian guitarist Hedvig Mollestad and her trio, headline a frenetic show of jazz’s heaviest band on the last night of Julho é de Jazz.

apoio

 

apoio à divulgação

 

Created using Figma