música

julho é de jazz: marie krüttli trio

11 Jul

Quinta

21:30

9 eur

pátio exterior

m/6

Marie Krüttli estreia-se em Portugal na décima edição do Julho é de Jazz. Radicada em Berlim, Marie Krüttli é uma jovem estrela em ascensão na cena jazz europeia.  Com um som fresco e delicado, a pianista, compositora e produtora, encontra o equilíbrio perfeito entre a música contemporânea e o coração carregado de groove jazzístico. 
Natural de uma aldeia da zona francófona da Suíça, Krüttli nasceu numa família de músicos. A sua formação clássica começou aos 6 anos com o piano, e só mais tarde veio o jazz. Nos últimos anos tem ganho grande reputação tanto pelo seu trabalho a solo como com o trio que encabeça. Sem minimalismos ou ironias, o trio de Marie Krüttli toca com ideias claras, ritmos precisos e um virtuosismo encantador. No piano, a compositora conduz a formação através de uma paisagem musical enigmática e cheia de alma. Uma das figuras da última edição do 12 Points, festival que dá a conhecer novos artistas e criativos do jazz de todos os pontos do continente europeu, Krüttli colaborou já com grandes nomes, como o saxofonista Tim Berne, o baterista Gerry Hemingway, ou o guitarrista Chris Guilfoyle.
No final de 2023, o trio de Marie Krüttli reuniu-se de novo em estúdio para gravar o terceiro longa-duração. Acompanhada pelo baixista suíço Lukas Traxel, e pelo baterista francês Gautier Garrigue, a pianista antecipará este novo trabalho numa estreia em território nacional. Com lançamento previsto para outubro pela conceituada editora INTAKT, esta será uma oportunidade única para ouvir, em primeira mão, as novas composições que Marie Krüttli puxou das teclas do piano. 

O Julho é de Jazz tem lugar no Theatro Circo e no gnration, estando disponíveis 50 passes gerais que dão acesso aos sete espetáculos e aos dois documentários.

programa completo

música
4 jul, 21:30 bica / costa / pernadas convidam lefebvre e santana · pátio exterior (gnration)
5 jul, 21:30 irreversible entanglements · palco principal (theatro circo)
6 jul, 18:00 andré pizarro pepe + convidados · pátio exterior (gnration)
6 jul, 21:30 john scofield/dave holland · palco principal (theatro circo)
11 jul, 21:30 marie krüttli trio · pátio exterior (gnration)
12 jul, 21:30 hedvig mollestad trio · pátio exterior (gnration)
13 jul, 21:30 amaro freitas trio · palco principal (theatro circo)

cinema
3 jul, 21:30 jazzé duarte” · pequeno auditório (theatro circo)
10 jul, 21:30cairo jazzman” · pequeno auditório (theatro circo)

Swiss pianist Mari Krüttli and her trio, comprised of bassist Lukas Traxel and drummer Gautier Garrigue make their debut in Portugal at Julho é de Jazz.

apoio

 

apoio à divulgação

 

Created using Figma